Já são conhecidos os primeiros apurados da semifinal 1 do Festival da Canção 2024. Mais uma canção conseguirá o apuramento para a Grande Final.
Depois das atuações da semifinal 1 do Festival da Canção 2024, já são conhecidos os primeiros cinco finalistas da edição deste ano, que foram escolhidos pelo júri e pelo público. As restantes cinco canções continuam à votação do público, com mais uma canção a conquistar o apuramento para a gala de 9 de março.
Aceda, de seguida, aos resultados da primeira ronda da gala:
1. Nena - "Teorias da Conspiração" - Finalista
2. Perpétua - "Bem Longe Daqui" - Finalista
3. Mela - "Água"
4. Mila Dores - "Afia a Língua"
5. Left - "Volto A Ti"
6. Rita Rocha - "Pontos Finais" - Finalista
7.Noble - "Memory"
8. João Borsch - "... Pelas Costuras" - Finalista
9. Iolanda - "Grito" - Finalista
10.Bispo - "Casa Portuguesa"
Estreante em 1964, Portugal conta com 54 participações no Festival Eurovisão, tendo 45 presenças na Grande Final e a uma vitória (2017). Vencedora do Festival da Canção 2023 com a pontuação máxima do público e do júri, Mimicat representou Portugal no Festival Eurovisão 2023 em Liverpool com "Ai Coração". Depois do 9.º lugar na semifinal, onde conquistou o terceiro apuramento consecutivo de Portugal, alcançou o 23.º lugar na Grande Final com 59 pontos, fruto do 18.º lugar no júri (43) e o 23.º no televoto (16).
Tal como nos últimos anos, continuamos no caminho de reafirmar a qualidade do Festival da Canção. Muito agradável de seguir, todos.
ResponderEliminarNo entanto há sempre, por um motivo ou por outro, apresentações que mexem mais connosco. No meu caso, que não percebo nada de música, não há grande explicação, entre estar a ouvir toda a gente agradada, que não havia assim nenhuma desgraça, e de repente alguma mexer comigo de alguma forma mais especial, acontece e pronto.
Mexeram mais comigo esta noite, sem ordem de preferência:
Nena "Teorias da Conspiração" (Quanto mais ouço mais gosto. Acho tão bonita esta música, a letra, a interpretação, tudo).
João Borsch "...Pelas costuras" (Fantástica apresentação, gostei de tudo. E também acho o visual muitíssimo bem escolhido, causa impacto mas com muito bom gosto, com classe. Para além de me ter ficado logo na cabeça e andar a cantar "Rebento "p´las" costuras...).
Noble "Memory" (mas aqui sou suspeita. Adoro a voz e o estilo musical dele. Cante o que cantar dificilmente não gostaria e mais uma vez, para não variar, gostei).
Adorei a Iolanda, é das minhas favoritas MAS alguém está a ver países como o UK ou uma Suécia a votarem naquilo? são eles que estão na nossa semi a votar. Não há juri, é so televoto. Não é por dar uma nota alta que vamos passar à final. Não é por estrangeiros eurofãs nas redes sociais adorarem que chegamos à final (aprendi isso com o Conan).
ResponderEliminarQuanto muito imagino uma Ucrânia, Azerbaijão e lituânia a dar-nos pontos. É um risco enorme levar a Iolanda. Confio que ela não falha nunca, é maravilhosa. Mas é muito arriscado. O publico eurovisivo está farto de encontrar o mesmo de sempre da nossa parte, quer algo diferente de Portugal, algo menos triste. Eu gostava muito que ela nos representasse, mas tenho dúvidas sobre o televoto..talvez levar um João fosse mais seguro. Enfim, ainda temos uma 2ª semi final.
Concordo com o acima. Acho que o televoto apenas, exige algo impactante. Para uma música lenta é preciso que algo desperte muito a atenção geral como aconteceu com o sobral. Apesar de ter gostado em especial da Iolanda e da Nena. O joao nao me conquistou muito nao sei se pela letra, pela imagem ou ate pela música.
ResponderEliminarDas cancões que ouvi ontém nunhuma delas passará à final na Suecia.Não me agradou nenhuma.Lamento muito escrever algo negativo
ResponderEliminarNunhuma das Canções desta primeira semi final me preencheu para passarem à final na Suecia.
ResponderEliminar