Com inúmeros protestos e manifestos pela Europa a apelar para a desclassificação de Israel do Festival Eurovisão 2024 face ao conflito na Faixa de Gaza, a polémica em torno da participação do país em Malmö aumentou com o anúncio que "October Rain" é o título da canção escolhida, algo que poderá violar o regulamento da EBU/UER para o formato face às conotações políticas resultantes da associação aos acontecimentos de 7 de outubro. Contudo, conforme fora anunciado anteriormente, a EBU/UER está a analisar a proposta antes do anúncio e apresentação oficiais, ainda que a emissora israelita já tenha revelado que, caso a proposta seja recusada, não selecionará uma outra e abandonará o evento.
No seguimento do anúncio, o jornal Israel Hayom avançou com alguns excertos da canção que, conforme também já fora anunciado, é interpretada em inglês e com dois versos em hebraico: "Não há ar para respirar // em nenhum lugar, não eu, dia após dia". O jornal avança também com o verso final do tema - "Eles eram todos mocinhos, cada um deles" - referindo também a existência da referência ao termo flores, termo usado pelos soldados das FDI em referência aos soldados mortos nos combates - "Tarde. Tudo é preto e branco. (...) Quem disse para vocês, jovens, não chorarem. Horas e horas e flores. A vida não é um jogo para cobardes. Conforme o tempo passa. Todos os dias eu perco a cabeça". Contudo, apesar do anúncio da imprensa israelita, a KAN não confirmou (nem desmentiu) a veracidade da letra da canção cuja data de lançamento (a acontecer) ainda não é conhecida.
A letra é muito na onda da canção da Bielorússia em 2021, usando metáforas pouco discretas para transmitir uma mensagem claramente política
ResponderEliminarNão vejo nada de politico aqui.
ResponderEliminarBem se isto é político que dizer de 1944 canção da Ucrânia em 2016.
ResponderEliminar