Windows95Man, representante finlandês em Malmö, confirmou a participação no Festival Eurovisão 2024: "Acreditamos que a única decisão seria a exclusão de Israel (...) mas a nossa retirada não teria impacto".
Depois do triunfo no Uuden Musiikin Kilpailu 2024, os Windows95Man comentaram a participação de Israel no Festival Eurovisão 2024, manifestando o desejo que o país seja afastado da competição devido ao conflito em Gaza e deixando em aberto um possível boicote. Contudo, após várias reuniões com a emissora finlandesa YLE, Teemu Keisteri e Henri Piispane garantiram que estarão a concurso em Malmö: "Acreditamos ue a única decisão correta da EBU/UER seria a exclusão de Israel da competição. Contudo, não acreditamos que a nossa retirada tivesse impacto. Assim, em vez disso, iniciámos conversações com outros representantes para explorar estratégias (...) para exercer pressão sobre a EBU. A decisão foi difícil mas está tomada".
Por sua vez, Ville Vilen, diretor de produção da YLE, recusou tomar alguma posição sobre o assunto, referindo apenas que informou a EBU/UER sobre toda a decisão e possíveis consequências: "A YLE decidiu respeitar a decisão da EBU/UER para as emissoras de televisão participantes na competição. Entendemos que existem várias perpectivas relacionadas com esse assunto. A YLE informou a EBU/UER sobre a discussão e a opinião do representante finlandês. Esperamos que a situação no Médio Oriente seja resolvida o mais rapidamente possível".
Sem comentários
Enviar um comentário