Slider

Noruega: NRK volta a permitir o uso do autotune no 'Melodi Grand Prix 2024'

   

A NRK volta a permitir o uso do autotune no Melodi Grand Prix 2024 depois da permissão na edição do ano passado. Contudo, até ao momento, a EBU/UER não alterou as regras que proíbem o uso do recurso no Festival Eurovisão.


Na véspera de serem conhecidos os concorrentes do Melodi Grand Prix 2024, final nacional norueguesa para o Festival Eurovisão 2024, a TV2 avançou que, pelo segundo ano consecutivo, a NRK permitirá o uso do autotune no formato. No ano passado, aquando do anúncio, Stig Karlsen, chefe de delegação, destacou que "o MGP acompanha o desenvolvimento da indústria de concertos e programas musicais na TV, ao permitir a afinação do vocal principal", mitigando as preocupações sobre o facto do autotune não ser permitido (ainda) no Festival Eurovisão, "é absolutamente essencial que os artistas que selecionamos para o MGP estejam em alto nível, mesmo sem afinação. Nos casos em que não sabemos o nível de performance do artista ao vivo, eles são convidados para uma audição".

De realçar que, apesar da permissão do uso do autotune no concurso do ano passado, a emissora norueguesa NRK não revelou quais os artistas que utilizaram o recurso. Contudo, alguns dos artistas, como Ulrikke, terceira classificada, manifestaram publicamente que não utilizariam autotune aquando da sua atuação em palco.

Estreante em 1960, a Noruega conta com 61 participações no Festival Eurovisão, com três vitórias no curriculum (1985, 1995 e 2009). Em Liverpool, Alessandra e "Queen of Kings" representaram o país, terminando em 5.º lugar na Grande Final com 268 pontos, fruto do 17.º lugar no júri (52) e o 3.º no televoto (216), tendo recebido 5 pontos de Portugal (4 do televoto e 1 do júri).

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte: Eurovoix / Imagem e Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.