O Luxemburgo escolhe, esta noite, os seus representantes no Festival Eurovisão 2024, naquela que será a sua primeira participação em 30 anos. E existe uma elevada probabilidade do representante ser lusodescendente e/ou lusófono.
Oito candidatos disputam, esta noite, o Luxembourg Song Contest, final nacional do Luxemburgo para o Festival Eurovisão de 2024, naquela que será a primeira presença do país no concurso internacional desde 1993. Entre os oito candidatos, quatro deles têm ligações a Portugal e/ou a países lusófonos.
Joel Marques Cunha é luso-luxemburguês e reside em Differdange, no sul do país. Tem 26 anos e esteve recentemente em destaque no The Voice of Germany, onde alcançou as meias finais. Também no The Voice, mas desta vez na versão belga, esteve Rafa Ela, uma das integrantes do duo Angy & Rafa Ela, lusodescendente que defenderá "Drop" no formato desta noite.
A concurso também está Adriano Lopes da Silva, que se apresenta como CHAiLD, que tem uma carreira formada no Luxemburgo, país que acolheu os seus pais há vários anos e que agora tenta representar com "Hold On". Por fim, Edson Pires Domingos, cabo-verdiano cujos pais chegaram ao Luxemburgo há vários anos, também procura o acesso ao Festival Eurovisão, com "Finally Alive".
Aceda, de seguida, aos concorrentes:
1. Joel Marques – "Believer"
2. EDSUN – "Finally alive"
3. Naomi Ayé – "Paumée sur terre"
4. Angy & Rafa Ela – "Drop"
5. One Last Time – "Devil in the detail"
6. Krick – "Drowning in the rain"
7. CHAiLD – "Hold on"
8. TALI – "Fighter"
Participante na primeira edição do Eurovision Song Contest em 1956, o Luxemburgo participou por 37 ocasiões na competição europeia, ganhando o 1.º lugar em 5 ocasiões (1961, 1965, 1972, 1973 e 1983). Em 1993, o país conquistou a 20.ª posição no evento, o que culminou no seu afastamento da edição seguinte, pelas então regras da EBU/UER. No entanto, a RTL antecipou-se ao afastamento forçado e anunciou a retirada do evento, algo que ainda permanece. Em 2004 e 2005 chegou a fazer uma inscrição provisória, mas não chegou a efectivá-la.
Pra o bem da Tuga e da Burga só espero que fikemos na mema semi
ResponderEliminarEu nao acho bem o Luxemburgo com 3 linguas oficias e cantaram em inglês.
ResponderEliminarA Suíça tem 4 línguas e também canta em inglês.
EliminarPonham as culpas em quem decidiu que seria melhor que toda a gente cantasse em inglês! E em quem põe as canções inglesas a terem sempre muito melhores resultados! (só uma ou outra em língua nacional é que por vezes se safa, para fazerem de conta que não é tanto assim e que não é verdade que as canções inglesas sejam sobrevalorizadas) E ponham as culpas em quem só vota em canções inglesas!
Eu até digo que no FdC devia haver 100% de canções em inglês!