A emissora luxemburguesa RTL revelou os resultados completos do Luxembourg Song Contest.
Trinta anos depois, o Luxemburgo está de regresso ao Festival Eurovisão com TALI e "Fighter" a terem vencido o Luxembourg Song Contest. Depois da competição, onde a cantora recebeu a pontuação máxima do júri e a segunda maior do público na SuperFinal, a RTL revelou os resultados completos da primeira ronda de votação.
TALI e "Fighter" foram os favoritos do público e do júri na primeira ronda de votação, conquistando um total de 174 pontos, enquanto Krick, segunda classificada, foi a segunda mais votada em cada uma das vertentes amealhando 148 pontos. Por sua vez, Joel Marques, lusodescendente que alcançou o 3.º lugar na SuperFinal, conquistou o último lugar no apuramento com 103 pontos, resultado do 3.º lugar no público e o 4.º no júri, superando a proposta de Naomi Ayé, que apesar de ter tido a terceira canção mais votada pelo júri, foi a segunda menos votada pelo público.
Participante na primeira edição do Eurovision Song Contest em 1956, o Luxemburgo participou por 37 ocasiões na competição europeia, ganhando o 1.º lugar em 5 ocasiões (1961, 1965, 1972, 1973 e 1983). Em 1993, o país conquistou a 20.ª posição no evento, o que culminou no seu afastamento da edição seguinte, pelas então regras da EBU/UER. No entanto, a RTL antecipou-se ao afastamento forçado e anunciou a retirada do evento, algo que ainda permanece. Em 2004 e 2005 chegou a fazer uma inscrição provisória, mas não chegou a efectivá-la.
Sem comentários
Enviar um comentário