Slider

Finlândia: Participantes do 'UMK 2024' ameaçam boicotar o Festival Eurovisão 2024


Jessi Markin e Sini Sabotage, participantes no Uuden Musikiin Kilpailu (UMK2024), ameaçaram boicotar o Festival Eurovisão 2024 caso Israel não seja afastado do concurso.


Depois de terem sido conhecidos os sete participantes do Uuden Musikiin Kilpailu (UMK) 2024, a Finlândia torna-se num dos principais focos da contestação com a participação de Israel no Festival Eurovisão: após a petição de mais de mil músicos finlandeses pelo afastamento do país, agora dois dos potenciais representantes do país ameaçam boicotar o certame.

"Sinto que, nesta fase, é mais importante dar foco às questões dos direitos humanos. Ao mesmo tempo, acredito que quem quer que seja que represente a Finlândia deva ouvir a voz do povo finlandês, bem como a sua própria voz. Acredito que muitos concordarão com esta posição" frisou Jessi Markin, que garante estar pronto para boicotar o evento, "Esperemos que a EBU/UER tome alguma decisão sobre Israel e que a Finlândia esteja representada em Malmö".

Também Sini Sabotage criticou a inclusão de Israel na lista de países concorrentes, confirmando que reconsiderará a participação na Eurovisão caso vença e o país continue na lista de paarticipantes: "Sou da opinião que Israel não deveria participar, mas infelizmente não posso tomar a decisão sozinho... Dei a mim próprio um período de espera: se eu ganhar o UMK, terei de pensar sobre isso. Mas de forma alguma quero apoiar a guerra...".

Por outro lado, Anssi Autio, um dos responsáveis do evento, garantiu que não existirá qualquer problema com o certame apesar das declarações de dois dos artistas: "O UMK é uma competição à parte (...) e apenas uma canção irá para a Eurovisão. A final do UMK acontecerá dentro de um mês e a situação pode ser bastante diferente na altura, bem como a EBU/UER pode já ter tomado alguma decisão diferente".

Os concorrentes do UMK 2024 são:

Cyan Kicks – “Dancing With Demons”
Sexmane – “Mania”
Sara Siipola – “Paskana”
Jesse Markin – “Glow”
Windows95Man – “No Rules”
Sini Sabotage – “Kuori mua”
Mikael Gabriel x Nublu – “Vox populi”

Estreante em 1961, a Finlândia conta com 56 participações no Festival Eurovisão, registando 48 presenças na Grande Final e uma vitória (2006). Em Liverpool, o país foi representado por Käärijä e “Cha Cha Cha”: depois do triunfo na semifinal, o candidato terminou em 2.º lugar na Grande Final com 526 pontos, fruto do 1.º lugar no público (376) e o 4.º lugar no júri (150).


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte: EurovisionFun / Imagem e Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.