Slider

ESC2024: NRK descarta boicote à participação de Israel no Festival Eurovisão 2024

 Com uma manifestação realizada no exterior da sede da NRK aquando da apresentação das canções do Melodi Grand Prix 2024, a emissora norueguesa descartou a possibilidade de boicotar o certame devido à presença de Israel.


Durante a apresentação das canções do Melodi Grand Prix 2024, final nacional norueguesa para o Festival Eurovisão 2024, um pequeno grupo de 20 pessoas manifestou-se na entrada da sede da emissora pública NRK a apelar ao boicote do concurso internacional face à presença de Israel no alinhamento. Contudo, a emissora norueguesa garantiu que continuará no certame e que não tomará nenhuma iniciativa de apelo para a saída de Israel do concurso.

A primeira reação foi de Frederik Solvang, apresentador do formato deste ano, garantindo que não apoia o boicote a Israel no concurso e que, caso tal situação acontesse, "ficaria numa situação muito difícil enquanto apresentador". Ainda assim, Frederik não acredita que "tal possa vir a ser possível", considerando impossível "que uma estação de televisão se posicione numa situação de guerra em curso ao mesmo tempo que cobre o acontecimento jornalisticamente", destacando que tal apenas aconteceria "se fosse o Estado da Noruega a tomar a decisão e a solicitar o boicote a Israel em todos os acontecimentos internacionais, como aconteceu com a Rússia".

Também Charlo Halvorsen, editor de etretenimento da NRK, descartou o boicote ao Festival Eurovisão devido à presença de Israel: "A NRK não pode apelar a um boicote cultural. Não está no nosso mandato enquanto emissora. Seria completamente impossível para nós. Cobrimos conflitos no Médio Oriente e se nós, como emissoras, tomássemos partido num conflito, isto dificultaria a nossa integridade".

Por outro lado, Margaret Berger, representante da Noruega no Festival Eurovisão 2013 e uma das concorrentes do Melodi Grand Prix 2024, apoiou particularmente os manifestantes e as suas reivindicações, ao mesmo tempo que mostrou particularmente preocupada com a participação de Israel no Festival Eurovisão 2024.

Recorda, de seguida, as canções do Melodi Grand Prix 2024:

Primeira Semifinal

Margaret Berger – “Oblivion”
Myra – “Heart on Fire”
Ingrid Jasmin – “Eya”
GOTHMINISTER – “We Come Alive”
Fredrik Halland – “Stranded”
Mathilde SPZ ft. Chris Archer & Slam Dunk – “Woman Show”

Segunda Semifinal

Gåte – “Ulveham”
Super Rob & Erika Norwich – “My AI”
MILEO – “You´re Mine”
Eli Kristin – “Touch Of Venus”
Dag Erik Oksvold og Anne Fagermo – “Judge Tenderly of Me”
Farida – “Heartache”

Terceira Semifinal

KEiiNO – “Damdiggida”
MIIA – “Green Lights”
Annprincess – “Save Me”
Thomas Jenssen – “Take Me To Heaven”
MISTRA – “Waltz of Death”
Vidar Villa – “MER”

Estreante em 1960, a Noruega conta com 61 participações no Festival Eurovisão, com três vitórias no curriculum (1985, 1995 e 2009). Em Liverpool, Alessandra e "Queen of Kings" representaram o país, terminando em 5.º lugar na Grande Final com 268 pontos, fruto do 17.º lugar no júri (52) e o 3.º no televoto (216), tendo recebido 5 pontos de Portugal (4 do televoto e 1 do júri).


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte: EurovisionFun / Imagem e Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.