Depois de ter enviado um observador à edição de Nice, a emissora finlandesa YLE descarta uma participação no Festival Eurovisão Júnior 2023 devido a restrições económicas.
Ainda que se tenha feito representar em Nice com um observador destacado - Matti Myllyaho, chefe assistente da delegação finlandesa no Festival Eurovisão, produtor associado do UMK e um dos bailarinos de Käärijä em Liverpool - a emissora finlandesa YLE continua fora do Festival Eurovisão Júnior em 2024. A garantia foi dada por Markku Mastomäki, chefe de programas infantis da emissora, frisando que restrições financeiras estão na génese da decisão, com a YLE a não conseguir suportar os perto de 100 mil euros que custaria a participação devido à inflação dos últimos anos.
De realçar que a Finlândia nunca participou no Festival Eurovisão Júnior, tendo apenas transmitido a edição inaugural em 2003. Em anos anteriores, a YLE justificou a não participação com o argumento de não concordar "em colocar crianças em concursos de adultos" enquanto, em maio passado, justificou a ausência da edição em Nice com restrições financeiras.
Até ao momento, o Festival Eurovisão Júnior 2023, cujo país anfitrião ainda não é conhecido, conta com dois países confirmados: Itália e Países Baixos. Por outro lado, a Dinamarca e a Rússia são os únicos países que já confirmaram a ausência do concurso, ainda que tenham participado no passado.
Sem comentários
Enviar um comentário