A morte de dois soldados na invasão israelita a Gaza e as inúmeras críticas à emissão do formato, o Keshet 12 cancelou a transmissão do primeiro episódio do HaKokhav Haba (The Next Star).
Depois da escolha interna de Noa Kirel para o Festival Eurovisão 2023, a emissora israelita KAN volta a apostar no The Next Star, formato anteriormente conhecido como Rising Star e que foi utilizado entre 2015 e 2020 como processo de seleção do país. Contudo, devido às diretrizes do Comando da Frente Interna de Israel após os conflitos entre Israel e o Hamas, as gravações foram suspensas, o que aumentou os rumores sobre uma eventual retirada do país do Festival Eurovisão 2024 devido à instabilidade atual, tendo sido anunciada a estreia do formato para esta noite, 31 de outubro.
Contudo, em comunicado oficial, o Keshet 12 anunciou a suspensão da estreia do HaKokhab HaBa, depois do falecimento de dois soldados israelitas na invasão a Gaza e das inúmeras críticas dirigidas ao canal pela transmissão do formato dadas as circunstâncias existentes em Israel.
Estreante em 1973, Israel conta com 45 participações no Festival Eurovisão, tendo vencido as edições de 1978, 1979, 1998 e 2018. Escolhida internamente pela KAN, Noa Kirel representou Israel no Festival Eurovisão 2023 com "Unicorn": depois do 3.º lugar na semifinal, a cantor alcançou o 3.º lugar na Grande Final com 362 pontos, fruto do 2.º lugar no júri (177) e o 5.º no televoto (185), tendo recebido 5 pontos do público português.
Fonte: Eurovoix / Imagem e Vídeo: Eurovision.tv
Sem comentários
Enviar um comentário