A RTP revelou, esta tarde, a recepção de 809 candidaturas para a livre submissão do Festival da Canção 2024. 6 canções serão escolhidas de entre as propostas, com as restantes oriundas de convites diretos da RTP.
Depois do encerramento das inscrições para o concurso, que decorreram de 7 de agosto a 15 de outubro, a RTP anunciou, esta tarde, a recepção de 809 candidaturas para o Festival da Canção 2024, recorde absoluto da livre submissão. Comparativamente ao ano passado, a RTP recebeu mais 194 propostas, superando ainda o recorde de 2021, ano em que foram submetidas 693 canções.
Nos próximos dias, um júri especializado será responsável pela seleção de 6 propostas para o Festival da Canção 2024, com as restantes 14 candidaturas oriundas de convites diretos da RTP a autores das várias áreas musicais. Tal como no ano passado, o formato contará com duas semifinais, cada uma com dez concorrentes, com 6 candidatos a apurarem-se para a Grande Final: numa primeira ronda, serão apurados os cinco melhores classificados da votação do júri e do público, enquanto o sexto finalista será apurado exclusivamente pelo público numa nova ronda de votação. Na Grande Final, a votação estará a cargo do júri regional (50%) e do televoto (50%), com o público a desempatar em caso de empate pontual.
Estreante em 1964, Portugal conta com 54 participações no Festival Eurovisão, tendo 45 presenças na Grande Final e a uma vitória (2017). Vencedora do Festival da Canção 2023 com a pontuação máxima do público e do júri, Mimicat representou Portugal no Festival Eurovisão 2023 em Liverpool com "Ai Coração". Depois do 9.º lugar na semifinal, onde conquistou o terceiro apuramento consecutivo de Portugal, alcançou o 23.º lugar na Grande Final com 59 pontos, fruto do 18.º lugar no júri (43) e o 23.º no televoto (16).
Sem comentários
Enviar um comentário