Termina hoje, 11 de outubro, o prazo das emissoras retirarem a sua inscrição do Festival Eurovisão 2024 sem qualquer penalização económica. Quantos países confirmaram publicamente a sua participação em Malmö?
Já com dois concorrentes confirmados e uma série de finais nacionais em andamento, a lista de países confirmados no Festival Eurovisão 2024 tem aumentado nas últimas semanas, realçando que nenhuma emissora é obrigada a confirmar publicamente a sua participação no certame do próximo ano. Mas afinal quantos países estarão a concurso em Malmö? Olhemos para as declarações públicas de todas as emissoras até ao momento:
Países Confirmados (34):
Albânia - A emissora albanesa RTSH confirmou a participação em Malmö, confirmando também o uso do Festivali i Këngës como final nacional para o certame. As inscrições já encerraram, com a RTSH a revelar que o vencedor do concurso, que contará com 27 concorrentes, será escolhido pelo júri e pelo público: contudo, ficou por confirmar se o vencedor será o representante albanês em Malmö ou se será feita uma votação paralela.
Alemanha - O Eurovision Song Contest - Das Deutsche Finale 2024 é a nova denominação da final nacional alemã para o Festival Eurovisão. O concurso decorre a 16 de fevereiro, com as inscrições a serem prolongadas até 15 de outubro, havendo a possibilidade dos interessados em inscreverem-se através da plataforma TikTok.
Áustria - Tal como acontece desde 2017, os representantes da Áustria no Festival Eurovisão serão escolhidos internamente. Eberhard Forcher e Peter Shcreiber lideram o processo, cujas inscrições terminaram a 30 de setembro, com a escolha final a acontecer nas próximas semanas, após uma ronda de audições.
Azerbaijão - A Ictimai TV confirmou a participação do Azerbaijão em Malmö, tendo recebido 214 candidaturas para o Festival Eurovisão. Contudo, até ao momento, a emissora não revelou se fará uma final nacional ou uma seleção interna.
Bélgica - Com a participação a cargo da RTBF, a Bélgica tornou-se no primeiro (e único, até ao momento) país a revelar o seu intérprete: Mustii. O cantor foi escolhido internamente, sendo que a canção que defenderá em Malmö será conhecida em fevereiro.
Chipre - Depois de ter confirmado a participação e de anunciar o Fame Story como final nacional, a emissora cipriota CyBC foi obrigada a cancelar os planos devido a uma queixa da emissora grega ERT. A jovem cipriota-australiana Silia Kapsis foi escolhida internamente, com
Croácia - Pelo sexto ano consecutivo, a HRT seleciona os representantes croatas no Festival Eurovisão através do DORA 2024. As inscrições decorrem até 30 de novembro, com um máximo de 28 canções a poderem ser escolhidas para o concurso, que decorrerá em fevereiro em Opatija.
Dinamarca - A Dinamarca foi um dos primeiros países a confirmar a participação em Malmö, com o Dansk Melodi Grand Prix a ser novamente usado como final nacional. As inscrições decorrem até 27 de outubro, com 8 canções a serem escolhidas para a competição, que terá lugar a 17 de fevereiro em Copenhaga.
Eslovénia - A emissora eslovena RTVSLO confirmou publicamente a participação no Festival Eurovisão 2024, ainda não tenha dado nenhum detalhe sobre o processo de seleção. A cantora Raiven, com várias participações nas finais nacionais, é apontada, pela imprensa, como a possível representando do país em Malmö.
Espanha - Pelo terceiro ano consecutivo, o Benidorm Fest será usado como final nacional espanhola. Os candidatos serão revelados a 11 de novembro, durante a gala dos Grammy Latino, sendo que as semifinais decorrem a 30 de janeiro e 1 de fevereiro, com a Grande Final a 3 de fevereiro. As inscrições encerraram ontem, 10 de outubro.
Estónia - A Estónia continua a apostar no Eesti Laul como final nacional para o Festival Eurovisão, ainda que o formato tenha sofrido grandes alterações: a edição do próximo ano apenas contará com uma semifinal (20 de janeiro), onde 15 candidatos disputarão 5 vagas para a Grande Final, que terá lugar a 17 de fevereiro com 5 candidatos pré-qualificados. As inscrições decorrem até 23 de outubro.
Geórgia - A GPB foi uma das últimas emissoras a confirmar a participação no Festival Eurovisão 2024. Contudo, apesar do anúncio, a emissora da Geórgia não revelou qual será o processo de seleção, depois do recurso a seleções interna e talent shows nos últimos anos.
Grécia - Depois da polémica em torno da participação em Liverpool, a ERT confirmou a participação grega em Malmö, ainda que não tenha revelado qualquer detalhe sobre o processo de seleção. Contudo, várias fontes apontam para a possibilidade de uma final nacional, algo que não acontece desde 2015.
Finlândia - Com o resultado histórico em Malmö, a YLE confirmou a participação no Festival Eurovisão 2024 ainda em maio, apostando no UMK pelo décimo terceiro ano consecutivo. As inscrições decorreram entre 21 e 24 de agosto, com a competição a decorrer a 10 de fevereiro. Os concorrentes serão conhecidos um mês antes, a 10 de janeiro.
França - A France 2 confirmou, em junho, a participação de França no Festival Eurovisão 2024, não tendo revelado qualquer detalhe sobre o processo de seleção dos representantes do país para o certame do próximo ano.
Irlanda - Apesar dos desaires dos últimos quatro anos, a Irlanda volta a apostar numa final nacional para a seleção dos representantes do país em Malmö. As inscrições decorrem até 20 de outubro, com a RTÉ a confirmar convites diretos a intérpretes e compositores para o formato.
Islândia - A emissora islandesa RÚV recebeu, de 15 de junho a 10 de setembro, as candidaturas dos interessados em disputar o Söngvakeppnin. O concurso, composto por duas semifinais e uma Final, decorrerá em fevereiro e março, contando com dez concorrentes que serão anunciados em janeiro.
Israel - Depois de ser usado como formato de seleção entre 2015 e 2020, o The Next Star, anteriormente conhecido como Rising Star, volta a ser a final nacional de Israel para o Festival Eurovisão. Contudo, devido aos conflitos armados no país, as gravações foram suspensas, havendo a possibilidade do país recorrer a uma seleção interna.
Itália - O vencedor do Festival di Sanremo 2024 será indicado como representante de Itália no Festival Eurovisão, confirmou a emissora italiana RAI com a revelação do regulamento na íntegra. Contudo, caso o vencedor não tenha manifestado interesse, a RAI selecionará um dos outros concorrentes do certame italiano.
Letónia - A emissora letã LTV confirmou a participação da Letónia no Festival Eurovisão 2024, com os representantes a serem escolhidos através do Supernova. As inscrições abriram a 12 de setembro e prolongam-se até 1 de dezembro, com os escolhidos a serem revelados em janeiro. A dinâmica da edição, que decorrerá em fevereiro, ainda não foi anunciada.
Lituânia - A Lituânia também estará a concurso em Malmö, ainda que a emissora lituana LRT não tenha confirmado o método de seleção. Contudo, é expectável que o país recorra novamente ao Pabandom iš naujo!, final nacional utilizada pelo país desde 2019.
Luxemburgo - Na véspera da Grande Final do Festival Eurovisão 2023, a EBU/UER confirmou o regresso do Luxemburgo na edição de 2024. A escolha do país acontecerá a 27 de janeiro, com o país a ter recebido 459 candidaturas para o formato.
Malta - O Malta Eurovision Song Contest será usado, uma vez mais, como final nacional de Malta para o Festival Eurovisão. As inscrições decorreram até 20 de setembro, com a edição a ficar marcada pela redução das galas (apenas conta com uma semifinal e uma Final) e pela gravação antecipada de todas as atuações.
Moldávia - A TRM confirmou, em junho, a presença da Moldávia no Festival Eurovisão 2024, sendo esperado o recurso a uma final nacional para a seleção dos representantes do país, tal como acontece nos últimos anos.
Noruega - O Melodi Grand Prix é a final nacional da Noruega para o Festival Eurovisão de 2024, tendo a edição deste ano contado com inscrições até 31 de agosto. No entanto, ao contrário das edições anteriores, as canções a concurso poderão ser lançadas antecipadamente pelos artistas. Os escolhidos deverão ser anunciados nas primeiras semanas de janeiro.
Países Baixos - A AVROTROS recebeu mais de 600 candidaturas para o Festival Eurovisão 2024, o maior número de sempre. O comité de seleção voltará a ser o responsável pela escolha para Malmö, ainda que tenha sido estabelecida uma ronda de atuações ao vivo para os finalistas do processo. A escolha acontecerá em meados de dezembro.
Polónia - A TVP confirmou a presença no Festival Eurovisão 2024. Contudo, apesar da confirmação, a emissora não revelou qualquer detalhe sobre o processo de seleção dos representantes para a edição do próximo ano.
Portugal - A RTP confirmou, a 7 de agosto, a participação de Portugal em Malmö, abrindo as inscrições para o Festival da Canção. O certame contará com 20 canções a concurso, sendo 14 oriundas de convites diretos da RTP a autores de várias áreas músicais e as 6 restantes oriundas da livre submissão de canções, cujas inscrições terminam a 15 de outubro.
Reino Unido - Depois de anunciar o fim da parceria com a TaP, co-responsável pelas duas últimas participações britânicas, a BBC confirmou o arranque do processo de seleção para Malmö, voltando a apostar numa seleção interna.
São Marino - Pelo terceiro ano consecutivo, o Una Voce Per San Marino será usado como final nacional de São Marino para o Festival Eurovisão. A final da competição decorre a 2 de março, com a SMRTV a confirmar o regresso dos wildcards a artistas estabelecidos para a Final da competição, tal como aconteceu em 2021.
Sérvia - A RTS também confirmou a participação da Sérvia no concurso do próximo ano, usando o Pesma Za Evrviziju como final nacional pelo terceiro ano consecutivo. As inscrições decorrem até 1 de novembro, com as regras a exigirem (pelo menos) 51% de cada canção a ser interpretada nalguma língua ou dialeto do país.
Suécia - O Melodifestivalen será o modelo de seleção da Suécia para o Festival Eurovisão, contando com várias mudanças: a edição de 2024 conta com cinco semifinais com seis concorrentes cada, a gala de repescagem dá lugar a uma votação no final das semifinais e o aumento de 28 para 30 canções. Findo o prazo, a SVT recebeu 2624 candidaturas para o certame.
Suíça - De 10 a 24 de agosto, a emissora helvética SRF recebeu candidaturas para o Festival Eurovisão 2024, com os candidatos a serem escolhidos de forma interna, tal como acontece desde 2019. O escolhido deverá ser anunciado em fevereiro.
Ucrânia - O Vidbir 2024 volta a ser usado como final nacional da Ucrânia para o Festival Eurovisão, com as inscrições a estarem abertas até 22 de outubro. Dez candidatos serão escolhidos pelo júri, com o último finalista a ser selecionado por uma votação online. A gala terá lugar em fevereiro, em data a revelar.
Países sem confirmação oficial (2):
Macedónia do Norte - Depois de falhar a edição de 2023 devido à crise económica e energética, a MRT incluiu a participação no Festival Eurovisão no orçamento apresentado para 2024, ainda que não tenha confirmado publicamente a participação em Malmö.
Roménia - Após a imprensa romena avançar com uma possível desistência do Festival Eurovisão, a TVR pediu uma retificação orçamental ao Governo com a participação do país em Malmö a poder estar dependente do aumento de capital da emissora pública.
Sem nenhuma informação (8):
Arménia
Austrália
Bulgária
Chéquia
Hungria
Marrocos
Montenegro
Turquia
Países fora da edição (6):
Andorra - A emissora estatal de Andorra (RTVA) confirmou que não estará a concurso no Festival Eurovisão 2024, apesar dos movimentos para o regresso do país ao certame.
Bósnia-Herzegovina - Devido às sanções impostas pela EBU/UER pelas dívidas acumuladas, a Bósnia-Herzegovina não estará a concurso em Malmö.
Bielorrússia - A BTRC continua formalmente suspensa da EBU/UER depois da "transmissão de entrevistas aparentemente obtidas sob coação" em maio de 2021, estando o país fora do Festival Eurovisão até à reversão da decisão.
Eslováquia - Confirmando o interesse na participação em 2025, a RTVS confirmou que não estará a concurso na edição do próximo ano.
Mónaco - Com o país a voltar a estar elegível para competir com o lançamento da nova emissora, a TV Monaco confirmou que não estará representada em Malmö.
Rússia - Com a invasão russa à Ucrânia em fevereiro de 2022, a EBU/UER suspendeu formalmente as três emissoras russas da associação, com as mesmas a anunciarem a sua saída da mesma dias depois.
Sem comentários
Enviar um comentário