A Austrália foi inicialmente convidada a competir no Festival Eurovisão, em 2015, como forma de assinalar o 60º aniversário do concurso europeu: contudo, depois de terminar em 5.º lugar, o país foi convidado a voltar nos anos seguintes, tendo assinado um contrato de cinco anos com a União Europeia de Radiodifusão que garantiu a sua participação até 2023. Findo este prazo, a SBS, emissora australiana, admite que continuam as negociações com a EBU/UER para a continuação do país no evento.
"A Eurovisão é uma parte muito querida da família SBS e a nossa intenção é que a Austrália continue em competição, estando atualmente em discussões. Confirmaremos todos os detalhes assim que possível" frisou, recentemente, um porta-voz da SBS, com a emissora a confirmar, em conferência de imprensa, em Sydney, que transmitirá o Festival Eurovisão 2024, ainda que a participação não esteja confirmada com decorrer das negociações.
De realçar que, tal como nos anos anteriores, todos os país tiveram de inscrever-se no Festival Eurovisão até ao passado dia 15 de setembro, sendo que as inscrições puderam ser retiradas sem qualquer penalização financeira até 11 de outubro. Contudo, visto que a lista oficial ainda não foi anunciada e tendo em conta a existência de prazos adicionais aplicados no passado, existe a possibilidade da EBU/UER estar em negociações com alguns países para assegurar a sua manutenção e/ou regresso.
A Austrália estreou-se no Festival Eurovisão em 2015, tendo como melhor resultado o 2.º lugar em 2016, ano em que foram representados por Dami Im e "Sound of the Silence". Depois do segundo lugar na final nacional de 2022, os Voyager foram escolhidos internamente para representar o país em Liverpool com "Promise". Depois da vitória na semifinal 2, onde receberam 149 pontos, os Voyager ficaram em 9.º lugar na Grande Final com 151 pontos, fruto do 6.º lugar no júri (130) e o 20.º lugar no televoto (21), tendo sido os favoritos do júri português.
Sem comentários
Enviar um comentário