A emissora albanesa RTSH recebeu mais de 80 candidaturas para o Festivali I Këngës 62, formato que será utilizado como processo de seleção para o Festival Eurovisão 2024.
Depois do fecho das inscrições para o Festival I Këngës 62, formato que será utilizado como final nacional para o Festival Eurovisão 2024, a 10 de outubro, a emissora albanesa RTSH anunciou a recepção de mais de 80 canções para o certame. Segundo revelado no site oficial da RTSH, as candidaturas são oriundas da Albânia, mas também do Kosovo, Macedónia do Norte, Alemanha, Suécia, Itália e Estados Unidos da América.
Nos próximos dias, um júri de seleção será o responsável pela análise e escolha dos candidatos que disputarão o Festivali i Këngës 63, cujas datas ainda não foram anunciadas. De realçar que, Bojken Lako, diretor artístico da edição, revelou que o concurso contará com 27 concorrentes: 14 serão artistas promessas, enquanto 13 artistas contarão já com carreira na indústria musical albanesa.
Por sua vez, o vencedor da edição será decidido por uma votação entre o público e o júri. No entanto, apesar dos detalhes, não foi revelado se o vencedor será automaticamente o representante albanês em Malmö: na última edição, Elsa Lila e "Evita" venceram o concurso, mas Albina & Familja Kelmendi e "Duje" representaram o país em Liverpool, ao serem selecionados numa votação do público paralela aos resultados do formato.
Estreante em 2004, a Albânia conta com 19 participações no Festival Eurovisão, registando 11 presenças na Grande Final e tendo o 5.º lugar de Rona Nishliu em 2012 como melhor resultado. Em Liverpool, o país foi representado por Albina & Familja Kelmendi e "Duje" que alcançaram o 22.º lugar na Grande Final com 76 pontos, fruto do 21.º lugar no júri (17) e o 10.º lugar no televoto (59), não tendo recebido qualquer pontuação de Portugal.
Sem comentários
Enviar um comentário