Fonte: Pexels
É possível que uma das tarefas mais difíceis – encontrar alguém que não goste de música. Claro, podemos não gostar de todos os estilos musicais, mas haverá, pelo menos uma música, que o nosso corpo responde e, quando damos por nós, estamos a bater o pé e a sentir satisfação.
A música tem o poder de alterar o comportamento humano
Algumas pessoas precisam de música, como de ar para viver. Outras, ouvem música ocasionalmente, mas em momentos cruciais das suas vidas. Não interessa a frequência, a verdade, é que a música tem a capacidade de alterar o comportamento humano, influenciar decisões, estados de alma e sentimentos.
Sabendo desse facto, porque não usar o poder da música a seu favor? Além disso, mesmo sem saber, já está a ser influenciado pela música em muitos momentos.
Uso da música para gerar ações
Sabe quando vê um filme de terror e determinada música começa a tocar, ao ponto de já pressentir que algo vai acontecer? O seu corpo irá reagir, ficando mais atento, mais ansioso e, talvez, esconder a cara para que o susto não seja tão grande. Ou quando, pelo contrário, precisa mesmo de relaxar e procura uma playlist que o consegue acalmar, diminuindo o ritmo da respiração, ajudando-o, por exemplo, a dormir melhor?
O facto da música conseguir gerar ações com base nas emoções sentidas é uma ótima oportunidade para diversos setores de negócio. Os responsáveis por grandes superfícies comerciais sabem que o género de música, condiciona o comportamento do consumidor. Uma batida mais energética, por exemplo, aumenta os seus níveis de energia e podem aumentar as compras por impulso – algo que pode ser bastante útil numa loja de roupa. Já um género mais calmo e relaxante é ótimo para ser usado num centro de massagens, onde o objetivo principal é a diminuição de stress.
No setor do entretenimento, a capacidade da música alterar o seu estado emocional é igualmente bastante usado. Na verdade, no caso específico do setor dos jogos, a experiência final pode ser totalmente diferente, dependendo da banda sonora usada. Nos jogos de casino online a música alegre e com sons que remetem aos sons do dinheiro, por exemplo, podem tornar a experiência de jogo mais imersiva e positiva. Já nos jogos de computador, ou consolas, as músicas são pensadas para fazerem parte da temática do jogo, o que pode resultar em verdadeiras bandas sonoras dignas de prémios.
O jogo Bastion, é um exemplo interessante de como a música pode mudar o paradigma de um jogo. Com a temática de interpretação de personagens, este jogo RPG conta com ótimos detalhes, gráficos incríveis, mas aquilo que realmente o tornou famoso foi a sua banda sonora. Com quatro músicas cantadas – algo irreverente no setor, o sucesso foi tão grande que foi lançado um álbum com as músicas do jogo. Na verdade, este é um exemplo onde a música ultrapassou o jogo e teve o seu próprio espaço fora do contexto da sua criação.
Seja porque de forma inconsciente se deixou levar pela banda sonora de um jogo, ou de uma loja, seja porque conscientemente escolhe a sua música preferida que o faz saltar e sentir-se feliz, a música é uma ótima aliada para sua vida.
Sem comentários
Enviar um comentário