A participação da Roménia em Malmö é cada vez mais incerta: a TVR anunciou, esta tarde, a retirada dos dois programas mais populares da grelha televisiva para a próxima temporada, devido a dificuldades financeiras.
Depois do desaire em Liverpool, a participação da Roménia no Festival Eurovisão 2024 continua por confirmar, tendo a imprensa romena avançado com uma possível retirada do certame devido a problemas financeiros. Ainda que não tenha sido confirmada pela emissora a retirada, os documentos oficiais da TVR demonstram o pedido de retificação do orçamento ao Ministério das Finanças para garantir "o nível minímo de funcionamento", algo que poderá ser analisado apenas nas próximas semanas.
Contudo, esta tarde, a participação romena em Malmö tornou-se mais improvável, com a TVR a anunciar a retirada de dois dos programas mais populares da grelha televisiva: Vedeta Populara, apresentado por Iuliana Tudor, e Castiga Romania, dirigido por Virgil Iantu. A notícia é avançada pela ERCommunity, com os principais jornais romenos a avançarem também com os mesmos cortes que, segundo consta, devem-se a cortes orçamentais necessários para o funcionamento da emissora romena.
Tendo em conta que o prazo para a inscrição no Festival Eurovisão 2024 termina amanhã, 15 de setembro, ainda que a mesma possa ser retirada até 11 de outubro sem qualquer penalização, é possível que um anúncio oficial da TVR aconteça nas próximas horas sobre a participação (ou não) em Malmö.
Estreante em 1994, a Roménia conta com 23 participações no Festival Eurovisão, tendo o 3.º lugar de 2005 e 2010 como melhor resultado. Em Liverpool, Theodor Andrei representou a Roménia com "D. G. T. (Off and On)", tema que ficou em 15.º lugar na segunda semifinal do certame sem qualquer pontuação, sendo a pior classificação do país no concurso.
Sem comentários
Enviar um comentário