Slider

[ESPECIAL] Quem já confirmou a participação no Festival Eurovisão 2024?

 

O prazo de inscrições para o Festival Eurovisão 2024 terminou na passada sexta-feira, 15 de setembro, mas a lista de participantes poderá sofrer alterações até meados de outubro. Mas quantos países confirmaram publicamente a participação em Malmö?


15 de setembro! Apesar da data ser completamente indiferente para parte da comunidade eurovisiva, esta data assinala um dos pontos de partida para qualquer edição do Festival Eurovisão: até esse dia, todas as emissoras interessadas em participar no concurso internacional terão de fazer a sua inscrição junto da EBU/UER. E a participação fica automaticamente confirmada? Não, todas as emissoras poderão desistir da participação no concurso internacional sem qualquer penalização económica até 11 de outubro, com a lista oficial de concorrentes a ser revelada após essa data.

Já com um concorrente confirmado e uma série de finais nacionais em andamento, a lista de países confirmados no Festival Eurovisão 2024 tem aumentado nas últimas semanas, realçando que nenhuma emissora é obrigada a confirmar publicamente a sua participação no certame do próximo ano. Mas afinal quantos países estarão a concurso em Malmö? Olhemos para as declarações públicas de todas as emissoras até ao momento:

Países Confirmados (32):

Albânia - A emissora albanesa RTSH confirmou a participação em Malmö, confirmando também o uso do Festivali i Këngës como final nacional para o certame. As inscrições já estão abertas, ainda que a RTSH não tenha confirmado como será a escolha dos representantes: na última edição, o público selecionou o representante do país em Liverpool numa votação independente dos resultados do concurso albanês.

Alemanha - O Eurovision Song Contest - Das Deutsche Finale 2024 é a nova denominação da final nacional alemã para o Festival Eurovisão. O concurso decorre a 16 de fevereiro, com as inscrições a decorrerem até 5 de outubro, havendo a possibilidade dos interessados em inscreverem-se através da plataforma TikTok.

Áustria - Tal como acontece desde 2017, os representantes da Áustria no Festival Eurovisão serão escolhidos internamente. Eberhard Forcher e Peter Shcreiber lideram o processo, cujas inscrições terminam a 30 de setembro, com a decisão final a acontecer em janeiro, após uma ronda de audições com os escolhidos.

Azerbaijão - A Ictimai TV confirmou a participação do Azerbaijão em Malmö, tendo aberta as inscrições para todos os interessados até 30 de setembro. Contudo, apesar da confirmação, a emissora não revelou se fará uma final nacional ou uma seleção interna.

Bélgica - Com a participação a cargo da RTBF, a Bélgica tornou-se no primeiro (e único, até ao momento) país a revelar o seu intérprete: Mustii. O cantor foi escolhido internamente, sendo que a canção que defenderá em Malmö será conhecida em fevereiro.

Chipre - Depois de ter confirmado a participação e de anunciar o Fame Story como final nacional, a emissora cipriota CyBC foi obrigada a cancelar os planos devido a uma queixa da emissora grega ERT. Assim, os representantes cipriotas serão escolhidos internamente, com várias publicações a apontarem Silia Kapsis como a escolha do país. 

Croácia - Pelo sexto ano consecutivo, a HRT seleciona os representantes croatas no Festival Eurovisão através do DORA 2024. As inscrições decorrem até 30 de novembro, com um máximo de 28 canções a poderem ser escolhidas para o concurso, que decorrerá em fevereiro em Opatija.

Dinamarca - A Dinamarca foi um dos primeiros países a confirmar a participação em Malmö, com o Dansk Melodi Grand Prix a ser novamente usado como final nacional. As inscrições decorrem até 27 de outubro, com  canções a serem escolhidas para a competição.

Espanha - Pelo terceiro ano consecutivo, o Benidorm Fest será usado como final nacional espanhola. Os candidatos serão revelados a 11 de novembro, durante a gala dos Grammy Latino, sendo que as semifinais decorrem a 30 de janeiro e 1 de fevereiro, com a Grande Final a 3 de fevereiro.

Estónia - A Estónia continua a apostar no Eesti Laul como final nacional para o Festival Eurovisão, ainda que o formato tenha sofrido grandes alterações: a edição do próximo ano apenas contará com uma semifinal (20 de janeiro), onde 15 candidatos disputarão 5 vagas para a Grande Final, que terá lugar a 17 de fevereiro com 5 candidatos pré-qualificados. As inscrições decorrem até 23 de outubro.

Geórgia - A GPB foi a última emissora a confirmar a participação no Festival Eurovisão 2024. Contudo, apesar do anúncio, a emissora da Geórgia não revelou qual será o processo de seleção, depois do recurso a seleções interna e talent shows nos últimos anos.

Grécia - Depois da polémica em torno da participação em Liverpool, a ERT confirmou a participação grega em Malmö, ainda que não tenha revelado qualquer detalhe sobre o processo de seleção. Contudo, várias fontes apontam para a possibilidade de uma final nacional, algo que não acontece desde 2015.

Finlândia - Com o resultado histórico em Malmö, a YLE confirmou a participação no Festival Eurovisão 2024 ainda em maio, apostando no UMK pelo décimo terceiro ano consecutivo. As inscrições decorreram entre 21 e 24 de agosto, com as canções a serem finalizadas até 20 de outubro.

França - A France 2 confirmou, em junho, a participação de França no Festival Eurovisão 2024, não tendo revelado qualquer detalhe sobre o processo de seleção dos representantes do país para o certame do próximo ano.

Irlanda - Apesar dos desaires dos últimos quatro anos, a Irlanda volta a apostar numa final nacional para a seleção dos representantes do país em Malmö. As inscrições decorrem até 29 de setembro, com a RTÉ a confirmar convites diretos a intérpretes e compositores para o formato.

Islândia - A emissora islandesa RÚV recebeu, de 15 de junho a 10 de setembro, as candidaturas dos interessados em disputar o Söngvakeppnin. O concurso, composto por duas semifinais e uma Final, decorrerá em fevereiro e março, contando com dez concorrentes que serão anunciados em janeiro.

Israel - Depois de ser usado como formato de seleção entre 2015 e 2020, o The Next Star, anteriormente conhecido como Rising Star, volta a ser a final nacional de Israel para o Festival Eurovisão. As audições arrancaram a 10 de setembro, com as galas ao vivo a iniciarem em novembro.

Itália - O vencedor do Festival di Sanremo 2024 será indicado como representante de Itália no Festival Eurovisão, confirmou a emissora italiana RAI com a revelação do regulamento na íntegra. Contudo, caso o vencedor não tenha manifestado interesse, a RAI selecionará um dos outros concorrentes do certame italiano.

Letónia - A emissora letã LTV confirmou a participação da Letónia no Festival Eurovisão 2024, com os representantes a serem escolhidos através do Supernova. As inscrições abriram a 12 de setembro e prolongam-se até 1 de dezembro, com os escolhidos a serem revelados em janeiro. A dinâmica da edição, que decorrerá em fevereiro, ainda não foi anunciada.

Lituânia - A Lituânia também estará a concurso em Malmö, ainda que a emissora lituana LRT não tenha confirmado o método de seleção. Contudo, é expectável que o país recorra novamente ao Pabandom iš naujo!, final nacional utilizada pelo país desde 2019.

Luxemburgo - Na véspera da Grande Final do Festival Eurovisão 2023, a EBU/UER confirmou o regresso do Luxemburgo na edição de 2024. A escolha do país acontecerá a 27 de janeiro, com várias audições da final nacional já em andamento, enquanto as inscrições continuam abertas até 1 de outubro.

Malta - O Malta Eurovision Song Contest será usado, uma vez mais, como final nacional de Malta para o Festival Eurovisão. As inscrições decorrem até 20 de setembro, com a edição a ficar marcada pela redução das galas (apenas conta com uma semifinal e uma Final) e pela gravação antecipada de todas as atuações.

Moldávia - A TRM confirmou, em junho, a presença da Moldávia no Festival Eurovisão 2024, sendo esperado o recurso a uma final nacional para a seleção dos representantes do país, tal como acontece nos últimos anos.

Noruega - O Melodi Grand Prix é a final nacional da Noruega para o Festival Eurovisão de 2024, tendo a edição deste ano contado com inscrições até 31 de agosto. No entanto, ao contrário das edições anteriores, as canções a concurso poderão ser lançadas antecipadamente pelos artistas. Os escolhidos deverão ser anunciados nas primeiras semanas de janeiro.

Países Baixos - Até 30 de setembro, a AVROTROS está a receber candidaturas para o Festival Eurovisão 2024. O comité de seleção voltará a ser o responsável pela escolha para Malmö, ainda que tenha sido estabelecida uma ronda de atuações ao vivo para os finalistas do processo. A escolha acontecerá em meados de dezembro.

Portugal - A RTP confirmou, a 7 de agosto, a participação de Portugal em Malmö, abrindo as inscrições para o Festival da Canção.  O certame contará com 20 canções a concurso, sendo 14 oriundas de convites diretos da RTP a autores de várias áreas músicais e as 6 restantes oriundas da livre submissão de canções, cujas inscrições terminam a 15 de outubro.

Reino Unido - Depois de anunciar o fim da parceria com a TaP, co-responsável pelas duas últimas participações britânicas, a BBC confirmou o arranque do processo de seleção para Malmö, voltando a apostar numa seleção interna.

São Marino - Pelo terceiro ano consecutivo, o Una Voce Per San Marino será usado como final nacional de São Marino para o Festival Eurovisão. Ainda sem grandes detalhes, a SMRTV confirmou apenas o regresso dos wildcards a artistas estabelecidos para a Final da competição, tal como aconteceu em 2021.

Sérvia - A RTS também confirmou a participação da Sérvia no concurso do próximo ano, usando o Pesma Za Evrviziju como final nacional pelo terceiro ano consecutivo. As inscrições decorrem até 1 de novembro, com as regras a exigirem (pelo menos) 51% de cada canção a ser interpretada nalguma língua ou dialeto do país.

Suécia - O Melodifestivalen será o modelo de seleção da Suécia para o Festival Eurovisão, contando com várias mudanças: a edição de 2024 conta com cinco semifinais com seis concorrentes cada, a gala de repescagem dá lugar a uma votação no final das semifinais e o aumento de 28 para 30 canções. Findo o prazo, a SVT recebeu 2624 candidaturas para o certame.

Suíça - De 10 a 24 de agosto, a emissora helvética SRF recebeu candidaturas para o Festival Eurovisão 2024, com os candidatos a serem escolhidos de forma interna, tal como acontece desde 2019. O escolhido deverá ser anunciado em fevereiro.

Ucrânia - O Vidbir 2024 volta a ser usado como final nacional da Ucrânia para o Festival Eurovisão, com as inscrições a estarem abertas até 22 de outubro. Dez candidatos serão escolhidos pelo júri, com o último finalista a ser selecionado por uma votação online. A gala terá lugar em fevereiro, em data a revelar.

Países sem confirmação oficial (4):

Eslovénia - A emissora eslovena RTVSLO ainda não confirmou publicamente a participação no Festival Eurovisão 2024, ainda que um dos principais eslovenos dê como quase certa a presença do país em Malmö.

Macedónia do Norte - Depois de falhar a edição de 2023 devido à crise económica e energética, a MRT incluiu a participação no Festival Eurovisão no orçamento apresentado para 2024, ainda que não tenha confirmado publicamente a participação em Malmö.

Polónia - Várias publicações avançaram, em agosto, que a TVP havia iniciado o processo para a escolha dos seus representantes para 2024, depois das polémicas em torno da final nacional para Liverpool. Contudo, nenhum anúncio oficial foi realizado.

Roménia - Após a imprensa romena avançar com uma possível desistência do Festival Eurovisão, a TVR pediu uma retificação orçamental ao Governo com a participação do país em Malmö a poder estar dependente do aumento de capital da emissora pública.

Sem nenhuma informação (8):

Arménia
Austrália
Bulgária
Chéquia
Hungria
Marrocos
Montenegro
Turquia

Países fora da edição (6):

Andorra - A emissora estatal de Andorra (RTVA) confirmou que não estará a concurso no Festival Eurovisão 2024, apesar dos movimentos para o regresso do país ao certame.

Bósnia-Herzegovina - Devido às sanções impostas pela EBU/UER pelas dívidas acumuladas, a Bósnia-Herzegovina não estará a concurso em Malmö.

Bielorrússia - A BTRC continua formalmente suspensa da EBU/UER depois da "transmissão de entrevistas aparentemente obtidas sob coação" em maio de 2021, estando o país fora do Festival Eurovisão até à reversão da decisão.

Eslováquia - Confirmando o interesse na participação em 2025, a RTVS confirmou que não estará a concurso na edição do próximo ano.

Mónaco - Com o país a voltar a estar elegível para competir com o lançamento da nova emissora, a TV Monaco confirmou que não estará representada em Malmö.

Rússia - Com a invasão russa à Ucrânia em fevereiro de 2022, a EBU/UER suspendeu formalmente as três emissoras russas da associação, com as mesmas a anunciarem a sua saída da mesma dias depois.

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte:ESCPORTUGAL/ Imagem e Vídeo: Eurovision.tv
1
( Hide )
  1. Anónimo16:35

    A Bulgaria já confirmou, via Twitter, que não vão regressar num futuro próximo. E a Turquia só volta quando o líder de estado for outro, pelo que se diz. Marrocos e Hungria devem de estar fora como habitual.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.