A Austrália foi inicialmente convidada a competir na Eurovisão como algo único para o 60º aniversário do concurso europeu. Mas, depois de terminar em 5.º lugar, o país foi convidado a voltar nos anos seguintes, tendo assinado um contrato de cinco anos com a União Europeia de Radiodifusão que garantiu a sua participação até 2023.
A SBS, a emissora australiana, confirmou agora que está em negociações com a UER sobre este assunto: "a Eurovisão é uma parte querida da família SBS. A futura participação da Austrália no concurso está atualmente em discussão. Entendemos que os fãs estão ansiosos por uma atualização e agradecemos a vossa paciência enquanto trabalhamos nas próximas etapas. Confirmaremos os detalhes assim que possível".
O lugar da Austrália na Eurovisão permanece, portanto, em questão. Embora o país tenha tido um bom desempenho desde que entrou no concurso – com um 2.º lugar em 2016 – a participação contínua da Austrália no concurso como nação não-europeia é sempre motivo de controvérsia.
A EBU e a SBS ainda têm tempo para chegar a um acordo. Embora o prazo para os países registarem a sua intenção de competir tenha expirado a 15 de setembro, o prazo para os países se retirarem sem incorrer em sanções financeiras é 11 de outubro.
Na Eurovisão 2023, a Austrália foi representada pela banda Voyager com “Promise". Depois de vencer a segunda semifinal, os Voyager garantiram o 9º lugar geral da final com uma pontuação de 151 pontos.
Sem comentários
Enviar um comentário