A emissora alemã NDR pode abdicar da participação no Festival Eurovisão 2025, com outra emissora pertencente à ARD a assumir a responsabilidade.
Com uma série de maus resultados nos últimos dez anos, exceptuando o quarto lugar em Lisboa, a emissora alemã NDR pode abdicar dos direitos de participação no Festival Eurovisão em 2025. A notícia é avançada pelo DWDL frisando que os altos responsáveis da emissora com sede em Hamburgo não querem "levar a surra do público todos os anos pelo resultado da Alemanha no Festival Eurovisão", ainda que a decisão poderá também estar relacionada com problemas financeiros. De realçar que, a NDR, membro da ARD, detém os direitos de participação na Eurovisão desde 1996, sendo que, anteriormente, os direitos alternavam entre as estações da ARD.
Contudo, até ao momento, a NDR não confirmou nenhuma mudança, confirmando apenas que participará no Festival Eurovisão 2024: "A NDR está a preparar o processo de seleção para o Festival Eurovisão 2024 e os primeiros detalhes serão publicados nos próximos dias. Isto significa também que a NDR será também a responsável pela participação alemã na Final da Eurovisão em 2024.".
Depois de ter sido anunciada a possível abdicação da NDR, várias fontes apontam que a MDR, emissora pública dos estados federais da Turíngia, Saxónia and Saxónia-Anhalt, terá manifestado interesse em assumir a participação alemã no Festival Eurovisão. Contudo, em declarações ao DWDL, a MDR negou a existência de negociações: "Não há discussões sobre este assunto e, atualmente, não é um problema para a MDR".
Estreante em 1956, a Alemanha participou em 66 edições do Festival Eurovisão, falhando apenas a edição de 1996, ano em que falhou o apuramento na ronda de pré-seleção, registando duas vitórias (1982 e 2010). Em Liverpool, o país fez-se representar por Lord of the Lost e "Blood & Glitter", candidatura que ficou em 26.º (e último) lugar na Grande Final com 18 pontos, fruto do 24.º lugar no público (15) e o 26.º no júri (3).
Sem comentários
Enviar um comentário