A emissora estatal do Azerbaijão confirmou que não estará a concurso no Festival Eurovisão Júnior 2023.
Depois do histórico resultado em Paris e da retirada da edição de 2022, organizada pela Arménia, a emissora azeri Ictimai havia revelado, há várias semanas, que não decidira a participação no concurso em 2023, aumentando a expectativa de um possível regresso. Contudo, a emissora do Azerbaijão confirmou, esta tarde, que não participará no Festival Eurovisão Júnior 2023. A confirmação foi dada por Vasif Mammadov, chefe de delegação do país, não tendo revelado qualquer justificação.
Até ao momento, o Festival Eurovisão Júnior 2023, que será realizado a 26 de novembro na cidade francesa de Nice, conta com 14 países na lista provisória de participantes: Albânia, Alemanha, Arménia, Espanha, França, Irlanda, Itália, Geórgia, Macedónia do Norte, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal e Ucrânia. Por outro lado, Cazaquistão, Chipre, Eslovénia, Israel, Letónia, Lituânia, Moldávia, Roménia, São Marino, Suécia e Suíça já confirmaram que não estarão a concurso, enquanto a Bielorrússia e Rússia continuarão de fora devido às sanções impostas pela EBU/UER.
Estreante em 2012, o Azerbaijão apenas participou em 4 edições do Festival Eurovisão Júnior: 2012, 2013, 2018 e 2021. Em Paris, o país fez-se representar por Sona Azizova e "One Of Those Days", tema que contou com co-composição do português Francisco Faria, alcançando a melhor classificação do Azerbaijão ao terminar em 5.º lugar com 151 pontos, tendo sido a segunda canção mais votada do júri de Portugal.
Sem comentários
Enviar um comentário