Morreu o cantor italiano Toto Cutugno, vencedor do Festival Eurovisão de 1990. Tinha 80 anos.
Dia triste para a música mundial: morreu o cantor italiano Toto Cutugno! Vencedor do Festival Eurovisão de 1990 e com catorze participações no Festival di Sanremo, que venceu em 1980 e onde apresentou “L’Italiano”, o maior sucesso da sua carreira, o artista faleceu hoje, 22 de agosto, vítima de doença prolongada.
A notícia foi avançada pelo seu manager Danielo Mancuso à agência de notícias italiana ANSA, com o falecimento do artista a ter acontecido por volta das 16h00 (hora local) no hospital em Milão, onde se encontrava hospitalizado há várias semanas.
Nascido na Toscana em 1943, Toto Cutugno, nascido Salvatore Cutugno, fez carreira no grupo musical Albatros, bem como a solo, contabilizando mais de 100 milhões de discos vendidos ao longo da carreira. Participou em 14 edições do Festival di Sanremo, tendo vencido em 1980 com "Solo Noi". Contudo, seria com "L'Italiano", tema que apenas terminou no 5.º lugar na edição de 1983, que conquistaria o seu maior sucesso da carreira.
Escolhido internamente pela RAI, Toto Cutugno representou Itália no Festival Eurovisão de 1990 com "Insieme:1992", conquistando a segunda vitória do país no concurso com 149 pontos, 10 oriundos de Portugal. No ano seguinte apresentou o concurso ao lado de Gigliola Cinquetti, a vencedora da edição de 1964.
Sem comentários
Enviar um comentário