A emissora irlandesa RTÉ revelou os gastos da participação dos Wild Youth no Festival Eurovisão 2024.
Depois de falhar o apuramento para a Grande Final pela quarta edição consecutiva, a Irlanda já confirmou a participação no Festival Eurovisão 2024 com a abertura das inscrições para a final nacional, conforme pode recordar AQUI. Contudo, face a várias críticas devido ao investimento no formato e às dificuldades económicas da emissora, a RTÉ revelou os gastos da delegação irlandesa no Festival Eurovisão 2023 em Liverpool.
No total, a emissora irlandesa RTÉ gastou 340 mil euros com a participação dos Wild Youth, com a principal franja do orçamento (105 mil euros) a ser gasto com a taxa de participação e transmissão do Festival Eurovisão, que sofreu um aumento de cerca de 12 mil euros comparado a 2022. Por outro lado, a RTÉ gastou 58 mil euros na encenação da banda, com os restantes gastos revelados a estarem relacionados diretamente com a delegação de 14 países (6 membros da RTÉ, 4 elementos de suporte técnico e os 4 membros da banda) em Liverpool: 52 mil em alojamento, 9 mil em refeições e 4 mil euros em voos económicos.
Comparativamente aos últimos anos, esta foi a participação mais cara da Irlanda no Festival Eurovisão, ainda que se tenha traduzido no melhor resultado numa semifinal desde o apuramento em Lisboa. Na participação de Brooke em Turim, a RTÉ gastou 315 mil euros (com a taxa de participação a rondar os 92 mil euros), número abaixo das participações anteriores. Por sua vez, em Roterdão, a participação de Lesley Roy custou 330 mil euros (com a taxa paga à EBU/UER situada nos 88 mil euros), enquanto a participação de Sarah McTernan em Telavive custou 336 mil euros aos cofres da RTÉ.
Um site do esc em portugal devia era apresentar os custos de Portugal. Questionar a RTP, investigar e se a RTp nao desse os números, escrever isso mesmo
ResponderEliminar