A emissora luxemburguesa RTL confirmou que o público "terá uma palavra a dizer" na final nacional para o Festival Eurovisão 2024, que será transmitida com comentários em três línguas diferentes.
Com cinco vitórias no curriculum, o Luxemburgo estará de regresso ao Festival Eurovisão em 2024, trinta anos depois da sua retirada do concurso, com os seues representantes a serem escolhidos numa final nacional a 27 de janeiro numa final nacional que terá lugar no Rockhal, em Esch-sur-Alzette, com as inscrições a estarem já disponíveis para todos os interessados.
Depois da revelação dos detalhes das inscrições, a emissora luxemburguesa confirmou que o público "terá uma palavra a dizer", ainda que não tenha sido revelado o sistema de votação da gala que, conforme foi também confirmado pela RTL, será transmitida com comentários em três línguas diferentes.
Aceda AQUI ao portal de inscrição
Os intérpretes e compositores interessados em disputar o passaporte para o Festival Eurovisão 2024 podem inscrever-se em três modalidades distintas: cantores com canção, cantores sem canção e compositores com as suas próprias propostas. Os candidatos com canção, bem como os compositores, podem inscrever-se até 1 de outubro, enquanto os intérpretes sem canção deverão submeter um cover para o portal até 16 de julho.
O regulamento exige que todos os candidatos devem ter pelo menos 16 anos na data da final nacional (27 de janeiro), estejam disponíveis entre novembro de 2023 e maio de 2024 e que consigam cantar ao vivo num grande palco. Os cantores deverão ter nacionalidade luxemburguesa e/ou residir no país há pelo menos três anos coonsecutivos, havendo a possibilidade de serem abertas excepções caso sejam apresentadas conexões artísticas com a música e cultura luxemburguesa pelo artista. Além disso, a RTL permite a inscrição de canções em qualquer língua, não exigindo a submissão de propostas nas suas línguas nacionais (luxemburguês, francês e alemão).
Participante na primeira edição do Eurovision Song Contest em 1956, o Luxemburgo participou por 37 ocasiões na competição europeia, ganhando o 1.º lugar em 5 ocasiões (1961, 1965, 1972, 1973 e 1983). Em 1993, o país conquistou a 20.ª posição no evento, o que culminou no seu afastamento da edição seguinte, pelas então regras da EBU/UER. No entanto, a RTL antecipou-se ao afastamento forçado e anunciou a retirada do evento, algo que ainda permanece. Em 2004 e 2005 chegou a fazer uma inscrição provisória, mas não chegou a efectivá-la.
Sem comentários
Enviar um comentário