A emissora estatal da Estónia confirmou a participação no Festival Eurovisão 2024. Os representantes serão escolhidos através do Eesti Laul 2024, que contará com mudanças no formato e na equipa responsável.
A emissora estatal da Estónia (ERR) anunciou, esta manhã, que implementará mudanças no formato e na equipa responsável do Eesti Laul 2024, confirmando a participação no Festival Eurovisão 2024. Uma das mudanças já anunciadas pela ERR é a saída de Tomi Rahula do cargo de chefe de delegação e produtor do Eesti Laul após cinco anos na chefia.
"É optimo dizer que, em cinco anos, consegui contribuir para um projeto televisivo tão grande" confessou Tomi Rahula, realçando as mudanças feitas no formato nos últimos anos, "Tentámos adicionar a fase de quartos de final que deu óptimos resultados aos artistas (...) Para mim também foi importante incluir um júri completamente neutro na Grande Final do Eesti Laul. Como bónus, a música e os melhores músicos da Estónia também foram apresentados e reunidos com os melhores músicos estrangeiros".
"Todos os grandes projectos precisam de ser reavaliados e atualizados de tempos a tempos. O Eesti Laul além de ser o maior e mais importante concurso de música na Estónia é também o trampolim para a Eurovisão. Queremos ter novidades no outono e o verão é a melhor altura para analisar a temporada que passou" frisou Karmel Killandi, editor-chefe de programas de entretenimento da ERR, elogiando o trabalho feito por Tomi Rahula, "Somos muito gratos à liderança do Tomi Rahula durante estes cinco anos e esperamos vê-lo participando no concurso em breve". Além disso, Karmel frisou que novos detalhes serão revelados em breve: "O nosso maior desejo é oferecer a melhor plataforma possível aos músicos da Estónia e as melhores experiências aos espectadores. Os planos detalhados serão revelados em alguns meses, mas espero que os compositores e cantores já estejam a trabalhar nas suas propostas".
Estreante em 1994, a Estónia conta com 28 participações no Festival Eurovisão, tendo 18 presenças na Grande Final e uma vitória (2001). Em Liverpool, o país foi representado por Alika e "Bridges" que, depois do 10.º lugar na semifinal, alcançou o 8.º lugar na Grande Final com 168 pontos, fruto do 19.º lugar no televoto (22) e o 5.º lugar no júri (146), tendo sido a terceira mais votada do júri português.
Sem comentários
Enviar um comentário