Slider

Revelada a nova constituição do Grupo de Referência da EBU/UER para o Festival Eurovisão

 


Bakel Walden é o novo presidente do Grupo de Referência do Festival Eurovisão, revelou a EBU/UER. Carla Bugalho, chefe de delegação de Portugal, continua no painel pelo quinto ano consecutivo.


Depois de 13 anos na chefia do Grupo de Referência do Festival Eurovisão, o  alemão Frank-Dieter Frieling anunciara, recentemente, a sua retirada do cargo, com a União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) a anunciar, esta tarde, o seu substituto: Bakel Walden, da emissora helvética SSR SRG. "Sinto-me honrado por ter sido escolhido como presidente do Grupo de Referência. O Festival Eurovisão é um evento icónico que unes as pessoas há quase 7 décadas e estou animado para me juntar a este grupo. Estou ansioso para iniciar os trabalhos para avançar e expandir este evento único num cenário cada vez mais digital, garantindo que a competição continue a ser uma celebração da música e da diversidade que une o mundo" frisou.

Além da entrada de Bakel Walden (SSR/SRG) para o lugar de Frank-Dieter Freiling (ZDF), o Grupo de Referência contou ainda com as entradas de Ana Maria Bordas (RTVE), Ebba Adielsson (SVT) e Rachel Ashdown (BBC) para os lugares de David Tserunyan (AMPTV), Sietse Bakker (NPO), Yuval Cohen (KAN) e Astrid Dutrenit (NPO). Pelo quinto ano consecutivo, Carla Bugalho, chefe de delegação de Portugal, continua a integrar o painel, tendo sido uma das eleitas pelos chefes de delegação depois de integrar o Grupo de Referência enquanto produtora do Festival Eurovisão de 2018.

Criado em 1998 pelo Comité de Televisão da União Europeia de Radiodifusão, as principais tarefas do Grupo de Referência incluem a aprovação do desenvolvimento do projeto e as mudanças nas regras, assegurando também o financiamento da edição e supervisionando a preparação da emissora anfitriã, contando com 5 a 6 encontros anuais.

Aceda, de seguida, à atual constituição do Grupo de Referência do Festival Eurovisão:

Bakel Walden (SSR SRG - Suíça) - Presidente
Martin Osterdahl (EBU/UER) - supervisor executivo do Festival Eurovisão
Simona Martorelli (RAI - Itália) - produtora executiva do Festival Eurovisão 2022
Claudio Fasulo (RAI - Itália) - produtor executivo do Festival Eurovisão 2022
Rachel Ashdown (BBC - Reino Unido) - comissária principal da BBC no Festival Eurovisão 2023
Ebba Adielsson (SVT - Suécia) - produtora executiva do Festival Eurovisão 2024
Ana María Bordas (RTVE - Espanha) - membro eleito
Carla Bugalho (RTP - Portugal) - membro eleito
Felix Bergsson (RÚV - Islândia) - membro eleito
Alexandra Wolflast (NDR - Alemanha) - membro eleito

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte: ESCToday/Imagem: EBU/UER
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.