A emissora estatal da Noruega (NRK) anunciou, esta manhã, a abertura das inscrições para o Melodi Grand Prix 2024, final nacional norueguesa para o Festival Eurovisão 2024. As inscrições baseiam-se no regulamento da EBU/UER para o concurso internacional e decorrem até 31 de agosto, contando com uma alteração significativa no regulamento: as canções poderão ser lançadas comercialmente pelos artistas a partir de 1 de setembro.
Deste modo, todos os candidatos que submeterem inscrições para o formato poderão lançar individualmente as canções submetidas após 1 de setembro (data imposta pela EBU/UER para a candidatura ser válida para o Festival Eurovisão) sem perigo de exclusão do concurso pela emissora norueguesa que, à semelhança de outras (como a RTP no Festival da Canção), exigia que as canções não fossem apresentadas publicamente antes do anúncio dos concorrentes da final nacional.
Com esta mudança, a NRK tenciona "ter mais oportunidades para canções já conhecidas do público e artistas consagrados" entrarem na corrida pelo Festival Eurovisão, estando prevista a apresentação da lista de concorrentes para o mês de janeiro, juntamente com as canções que disputarão o passaporte para representar o país na Suécia.
A Noruega foi representada em Liverpool por Alessandra e "Queen of Kings", tendo terminado em 5.º lugar na Grande Final com 268 pontos. Contudo, o país foi um dos que teve maior discrepância entre as duas votações: no júri, a canção da Noruega não foi além do 17.º lugar com 52 pontos, enquanto no televoto foi a 3.ª mais votada com 216 pontos.
È normal a discrepância nem á final devia ter ido . Uma não canção . Pobre Elsie .
ResponderEliminar