A emissora estatal do Cazaquistão revelou que não estará a concurso no Festival Eurovisão Júnior 2023. O país participava no evento desde 2018.
A Khabar Agency, emissora estatal do Cazaquistão, confirmou, esta manhã, ao Eurofestivales, que não estará a concurso no Festival Eurovisão Júnior 2023, tornando-se no primeiro país a retirar-se do concurso de entre o lote de participantes da edição de 2022. A confirmação foi dada por Daniyar Tussepbekov, diretor do Departamento de Cooperação Internacional da Khabar Agency: "Lameto informar que este ano a Khabar Agency não participará. Desde modo, o Cazaquistão não aparecerá na lista de participantes, sendo muito triste informar sobre esta decisão" frisou, confirmando a transmissão do evento, "No entanto, a Khabar Agency está interessada em transmitir a Grande Final, para que a audiência e os fãs do Cazaquistão possam assistir ao evento em direto.".
Deste modo, esta será a primeira vez desde 2018 que o país não estará a concurso no Festival Eurovisão Júnior sendo que, apesar de não terem sido reveladas as razões para a retirada, Daniyar Tussepbekov não descarta o regresso do país ao concurso infanto-juvenil, manifestando a sua vontade para que tal aconteça na edição de 2024.
Estreante em 2018, o Cazaquistão conta com cinco participações no Festival Eurovisão Júnior, com destaque para os dois segundos lugares alcançados em 2019 e 2020. Em 2022, o país foi representado por David Charlin e "Jer-Ana (Mother Earth)", tendo ficado em 15.º (e penúltimo) lugar na competição com 47 pontos, fruto do 16.º (e último) lugar no júri (5) e o 15.º (e penúltimo) lugar no voto online (42), traduzindo-se no pior resultado da história do país.
Sem comentários
Enviar um comentário