Slider

Grécia: Arranque do processo de Melissa Mantzoukis contra a ERT marcado para 19 de junho

   


O processo imposto por Melissa Mantzoukis contra a ERT chega a tribunal a 19 de junho, com a cantora a exigir o reconhecimento da sua vitória no processo de seleção e uma indeminização de 160 mil euros.


Depois da escolha de Victor Vernicos para o Festival Eurovisão 2023, a cantora Melissa Mantzoukis avançou com um processo judicial contra a emissora estatal grega ERT garantindo a existência de imprecisões no processo de seleção que, segundo alega, culminaram no seu afastamento do primeiro lugar do processo. Depois de uma primeira audiência, a 6 de março, onde a artista pediu, sem sucesso, a suspensão da participação da ERT na Eurovisão de 2023, o arranque do julgamento do processo de Melissa Mantzoukis contra a ERT acontecerá a 19 de junho.

A audiência terá lugar no Tribunal de Primeira Instância de Atenas, com um processo de mediação a ter lugar dias antes, ainda que não deve resultar em qualquer desenvolvimento, visto que as duas partes garantem ter razão na discussão. Na sessão de 19 de junho é esperada a apresentação de vários documentos comprovativos da situação, com Melissa a ter anunciado que conta com um parecer de um matemático licenciado que prova que a ERT não seguiu corretamente a forma de votação que havia anunciado, culminando na sua eliminação. Além disso, a cantora mantém o pedido de reconhecimento da sua vitória no processo de seleção, que a acontecer não terá qualquer efeito prático, bem como uma indemnização de 160 mil euros por danos morais.

Recorde, de seguida, as votações do processo de seleção:

Comité do público (formado por 70 membros):
Melissa Mantzoukis – "Liar" – 693 votos (1.º)
Victor Vernicos – "What They Say" – 509 votos (2.º)
Maria Maragou e Antonia Kaouri – "Shout Out" – 341 votos (3.º)

Comité ERT (formado por jurados escolhidos pela ERT que votaram após reuniões com os três finalistas em que estes apresentaram detalhes das suas apresentações, promoção, videoclipe etc.)
Victor Vernicos – "What They Say" – 740 votos (1.º)
Maria Maragou e Antonia Kaouri – "Shout Out" – 720 votos (2.º)
Melissa Mantzoukis – "Liar" – 440 votos (3.º)

Os resultados combinados foram:
Victor Vernicos – "What They Say" – 1249 votos (1.º)
Melissa Mantzoukis – "Liar" – 1113 votos (2.º)
Maria Maragou e Antonia Kaouri – "Shout Out" – 1061 votos (3.º)

Escolhido através de um processo semi-público da ERT, Victor Vernicos representou a Grécia no Festival Eurovisão 2023 com "What They Say", terminando em 13.º lugar na semifinal com apenas 14 pontos (12 de Chipre e 2 da Arménia), falhando o apuramento para a Grande Final.

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte: EurovisionFun / Imagem: ERT / Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.