A emissora estatal da Bósnia-Herzegovina considera improvável a participação no Festival Eurovisão 2024, devido às sanções da EBU/UER.
A emissora estatal da Bósnia-Herzegovina (BHRT) considera bastante improvável a sua participação no Festival Eurovisão 2024, tendo em conta que continua sob sanções da União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER). "Provavelmente, e infelizmente, não participaremos no Festival Eurovisão 2024" frisou LejlaA. Babovic, chefe do Departamento de Assuntos Internacionais da BHRT, ainda que a não participação não esteja ainda confirmada, "A BHRT continua sob sanções da EBU/UER (...) e a participação não acontecerá se não resolvermos os problemas da dívida".
A situação não é nenhuma surpresa para o público eurovisivo, tendo em conta que a BHRT está sem acesso aos serviços da EBU/UER devido às dívidas pendentes desde dezembro de 2016, não sendo autorizada a participar no Festival Eurovisão, bem como nos outros eventos da associação internacional de radiodifusão. Em 2021, a dívida acumulada da BHRT ultrapassava os 32 milhões de euros, com a emissora estatal em vias de encerramento forçado devido à não regularização da taxa de licença no país.
Estreante em 1993, a Bósnia-Herzegovina participou em 19 ocasiões no Festival Eurovisão, conquistando o 3.º lugar em 2006, o melhor resultado da sua história. Depois da retirada em 2013, devido a problemas financeiros, o país apenas participou em 2016 com a candidatura de Dalal & Deen feat. Ana Rucner & Jala e "Ljubav je" a reunir patrocínios suficientes que cobrissem todos os gastos da emissora no concurso. No entanto, pela primeira vez na história do concurso, o país falhou o apuramento, terminando em 11.º lugar na semifinal.
Sem comentários
Enviar um comentário