A emissora belga VRT confirmou que não estará a concurso no Festival Eurovisão Júnior em 2023. A participação do país poderá ser ainda assegurada pela RTBF.
A emissora belga VRT, televisão da parte flamenga do país, revelou que declinou o convite da EBU/UER para participar no Festival Eurovisão Júnior 2023. A confirmação foi dada pelo Departamento de Imprensa da VRT, confirmando que o canal infantil (Ketnet) não estará a concurso no evento, ainda que reconhecendo que, em 2024, a participação será reconsiderada. De realçar que, em 2022, a emissora belga justificou a não participação com o novo foco em "competições locais" em vez de projetos internacionais.
Entre 2003 e 2006, a VRT partilhou a participação no evento infanto-juvenil com a RTBF, emissora da parte francófona do país, que abandonou o projeto face ao baixo interesse da região no formato, enquanto a VRT manteve a participação até à edição de 2012. Deste modo, a participação da Bélgica no Festival Eurovisão Júnior 2023 ainda poderá ser assegurada pela RTBF, membro da EBU/UER.
Até ao momento, o Festival Eurovisão Júnior 2023, que será realizado a 26 de novembro na cidade francesa de Nice, conta com onze países na lista provisória de participantes: Alemanha, Espanha, França, Irlanda, Itália, Geórgia, Macedónia do Norte, Malta, Países Baixos, Polónia e Ucrânia. Por outro lado, Cazaquistão, Eslovénia, Lituânia, Suécia e Suíça já confirmaram que não estarão a concurso, enquanto a Bielorrússia e Rússia continuarão de fora devido às sanções impostas pela EBU/UER.
Com dez participações no certame, a Bélgica estreou-se no Festival Eurovisão Júnior em 2003, na edição inaugural do evento. O melhor resultado alcançado foi o 4.º lugar com 113 pontos arrecadado por Laura Omloop e "Zo verliefd" na edição de 2009. Em 2012, Fabian e "Abracadabra" foram os últimos representantes belgas no evento, terminando na 5.ª posição com 72 pontos.
Sem comentários
Enviar um comentário