Slider

Roménia: Chefe de delegação justifica eliminação na semifinal do Festival Eurovisão 2023

 
Mihai Predescu, chefe de delegação da Roménia, foi convocado pelo Conselho de Administração da TVR para justificar o resultado no Festival Eurovisão 2023, tendo apresentado duas razões para o desaire: o novo sistema de votação e a escolha de uma canção rock.


Depois da participação romena no Festival Eurovisão 2023, que culminou com o afastamento de Theodor Andrei e "D.G.T. (On and Off)" na semifinal 2 do concurso sem qualquer pontuação, Mihai Predescu, chefe de delegação do país, foi convocado pelo Conselho de Administração da TVR para justificar o desaire que culminou no pior resultado de sempre do país.

Num relatório apresentado ao Conselho no passado dia 25 de maio, Mihai Predescu justificou o mau resultado com "dois pontos que levaram a este resultado inesperado e insatisfatório". O primeiro ponto diz respeito ao novo sistema de votação nas semifinais: "A edição deste ano foi a primeira em que apenas o público votou (...) O número de votos recebidos em cada país foi convertido em pontos (...) A Roménia recebeu votos, mas não o suficiente para ficar nos dez primeiros lugares" pode ler-se no relatório, justificando os zeros pontos da Roménia com a não entrada da canção em nenhum top10 do televoto.

Elogiando a candidatura apresentada, como um "produto artisticamente e tecnicamente correto e valioso", o chefe de delegação garante que a escolha de uma canção rock acabou por ser "inadequada para as expectativas do público que vota", justificando o resultado com o de outros países que também apostaram no mesmo género: "Relembro que São Marino, também com uma canção rock, teve zero pontos, a Irlanda, também com uma canção rock, não se classificou, e a Alemanha, diretamente apurada, também com uma canção rock ficou em último lugar".

O chefe de delegação garante que Theodor Andrei "apresentou-se honradamente no palco da Eurovisão", não mencionado as recentes declarações do jovem, garantindo que "interpretou uma canção original e que conseguiu atrair a atenção do público, como prova a campanha de ódio que foi criada contra a proposta". Além disso, Mihai garante que a "canção foi muito bem recebida pelo público em Liverpool, mas acabou por não corresponder às expectativas do público em casa".

Theodor Andrei representou a Roménia no Festival Eurovisão 2023 com "D. G. T. (Off and On)", tema que ficou em 15.º lugar na segunda semifinal do certame sem qualquer pontuação, sendo a pior classificação do país no concurso.

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte: Libertatea.Ro / Imagem: TVR/ Vídeo: Eurovision.tv
2
( Hide )
  1. Diogo16:31

    Hilariante!

    Não passou e muito bem! É uma das piores canções de sempre!

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.