Alguns dos concorrentes do Festival Eurovisão 2023 já haviam tentado (sem sucesso) participar em anos anteriores no concurso internacional. Recorde connosco todas as suas participações.
Loreen (Suécia), Pasha Parfani (Moldávia), Monika Linkyte (Lituânia) e Marco Mengoni (Itália), bem como a cantora IRU (Geórgia), regressam, este ano, às lides eurovisivas, depois de contarem com uma participação no Festival Eurovisão. Contudo, muitos outros dos concorrentes deste ano, tentaram, sem sucesso, representar os seus países em anos anteriores. No dia em que se assinalar a Cerimónia de Abertura do concurso de 2023, o ESCPORTUGAL desafia-o a recordar todas as participações:
Sudden Lights - Letónia
No seguimento do seu primeiro álbum, os Sudden Lights participaram no Supernova 2018, final nacional letã para o Festival Eurovisão 2018 em Lisboa, com "Just Fine". O grupo falhou o apuramento para a Grande Final, tendo sido o escolhido para o wildcard do júri, conquistando o 2.º lugar na classificação final, a 2 pontos da vencedora Laura Rizzotto.
Mimicat - Portugal
Ainda com o nome artístico Izamena, Mimicat participou no Festival da Canção 2001 com "Mundo Colorido". A canção recolheu 34 pontos na semifinal 3 do concurso, ficando a escasos 6 pontos de marcar presença na Grande Final do certame, que a cantora viria a vencer 22 anos depois.
Pasha Parfani - Moldávia
Vencedor das edições consecutivas de 2012 e 2013 (enquanto compositor) e agora de 2023, Pasha Parfani conta com várias participações na final nacional moldova para o Festival Eurovisão. A primeira aconteceu em 2009, enquanto vocalista dos SunStroke Project, com "No Crime" a ficar em 3.º lugar na competição. A solo, Pasha participou em 2010 com "You Should Like" (2.º), em 2011 com "Dorule" (3.º) e em 2020 com "My Wine" (2.º).
Loreen - Suécia
Ainda que tenha vencido duas edições do Melodifestivalen, Loreen conta com outras duas participações que tiveram desfechos semelhantes. Em 2011, em defesa de "My Heart Is Refusing Me", Loreen ficou em quarto lugar na semifinal, sendo repescada para o Andra Chansen onde perdeu o apuramento para Sara Varga. Seis anos depois (e já com a vitória de 2012), Loreen regressa ao concurso com "Statements", ficando em 3.º lugar na semifinal, sendo novamente redirecionada ao Andra Chansen onde foi eliminada por Anton Hagman.
Andrew Lambrou - Chipre
Nascido na Austrália mas de origem cipriota, Andrew Lambrou esteve na corrida para representar a Austrália no Festival Eurovisão 2022 com "Electrify" no Eurovision- Australia Decides. A canção ficou em 7.º lugar com 51 pontos.
Teya & Salena - Áustria
Teya tentou representar o país no Festival Eurovisão 2020 com "Judgement Day". A canção ficou entre as três finalistas do processo, mas a ORF optou por Vincent Bueno para Roterdão. Depois da eliminação, a canção foi submetida para o Beovizija na Sérvia, onde foi apresentada em sérvio enquanto "Sudnji dan", acabando por alcançar o 10.º lugar com 4 pontos na Grande Final. Por sua vez, Salena submeteu "Behind the waterfall" para a seleção austríaca de 2019, mas ficou de fora dos selecionados.
Monika Linkyte - Lituânia
Depois da participação em 2015 com Vaidas Baumila em Viena, Monika Linkyte regressa ao Festival Eurovisão este ano. Antes disso, a cantora contou com várias participações em finais nacionais. A primeira aconteceu em 2007 para o Festival Eurovisão Júnior. Posteriormente, entrou no Eurovizija 2010 com "Give Away" (10.º), repetindo a participação em 2011 e 2012 com "Days Go By" (4.º) e "Happy" (3.º), respetivamente. Regressou em 2013, acabando por sair do concurso devido a doença, e participou em 2014, onde repetiu o 4.º lugar na Final.
Voyager - Austrália
Após terem ficado no primeiro lugar de suplentes em 2020 com "Runaway", os Voyager tentaram representar a Austrália no Festival Eurovisão 2022 com "Dreamer", tendo vencido o televoto da competição e ficado a escassos 3 pontos de representar o país em Turim.
Blanca Paloma - Espanha
Blanca Paloma foi uma das escolhidas da RTVE para a primeira edição do Benidorm Fest. A cantora defendeu "Secreto de Agua", alcançando o terceiro lugar na semifinal e o quinto na Grande Final com 61 pontos.
TVORCHI - Ucrânia
Os ucranianos Tvorchi tentaram representar o país no Festival Eurovisão 2020 com "Bonfire". A canção venceu a respectiva semifinal, com a pontuação máxima das duas vertentes, tendo acabado em 4.º lugar na Grande Final com 5 pontos.
Sem comentários
Enviar um comentário