Ao contrário do que aconteceu com os restantes júris nacionais, os júris da Irlanda e da Letónia apenas contaram com quatro elementos na Grande Final do Festival Eurovisão 2023. A EBU/UER ainda não revelou nenhuma informação sobre o assunto.
Ainda que nas regras oficiais da competição esteja contemplado que "Cada júri é composto por cinco membros (incluindo um presidente) com uma sólida formação musical/artística", na Final do Festival Eurovisão 2023 dois dos trinta e sete júris votantes não contaram com a composição completa. Conforme revelado no site oficial do certame, os júris da Irlanda e da Letónia apenas contaram com quatro elementos.
No caso do júri irlandês, o painel foi composto por Paul McLoone, Erica-Cody Kennedy-Smith, Kellie Lewis e Brooke Scullion (representante do país em 2022), enquanto o júri letão foi composto por Janis Stibelis, Kristaps Vanadzins, Asnate Rancane e Aminata (representante da Letónia no Festival Eurovisão de 2015).
O ESCPORTUGAL tentou, sem sucesso, obter uma explicação para o sucedido junto da EBU/UER e das delegações da Irlanda e Letónia sendo que, numa análise às regras do concurso, é possível observar que a alteração da composição de um painel é contemplada, bem como a aprovação prévia dos nomes que compõem cada painel. Contudo, até ao momento, nenhuma declaração oficial foi feita sobre o assunto.
Fonte: ESCPORTUGAL/Eurovision.tv / Imagem e Vídeo: Eurovision.tv
Sem comentários
Enviar um comentário