Slider

ESC2023: 167 milhões de pessoas acompanharam o Festival Eurovisão 2023

 O Festival Eurovisão 2023 foi acompanhado por 167 milhões de espectadores, mais 1 milhão do que a edição do ano passado. O Reino Unido liderou novamente as audiências com 9,9 milhões de espectadores na Grande Final, com a Islândia a registar um share de 98,7%.

A União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) revelou, esta manhã, que o Festival Eurovisão 2023 foi acompanhado por 162 milhões de espectadores nos 38 mercados de serviço público com valores de audiência. A Grande Final de 13 de maio registou um share de 40,9% nos mercados analisados, mais do dobro registado nos canais em horários equivalentes (17,4%).

O Reino Unido, anfitrião do evento, foi, pelo segundo ano consecutivo, o maior mercado da edição, com uma média de 9,9 milhões de telespectadores a acompanharem a Grande Final, com um aumento de 12% comparativamente a 2022, e um share de 63%. A Ucrânia, país vencedor do ano passado, registiu uma participação de 19,7%. A Alemanha e a França alcançaram também aumentos relativamente a 2022 com 7,4 milhões (mais 14%) e 3,5 milhões (mais 10%) de espectadores, respetivamente. A Suécia registou 2,3 milhões de telespectadores, com 82,3% de share, enquanto a Finlândia registou o melhor resultado audimétrico desde 2007, com 1,7 milhões de espectadores, mais 71% que em 2022.

Num terço dos mercados (13 de 39), a Eurovisão registou mais de 50% de share, com a Islândia a registar um share de 98,7%, ainda que tenha falhado a presença na Grande Final. Noruega (87,8%), Finlândia (85,6%) e Suécia (82,3%) registaram os maiores shares da noite, com os mercados da Arménia, Bélgica, Flandres, Chipre, Croácia, Estónia, Israel, Lituânia, Eslovénia e Reino Unido a superarem também a marca dos 50%. A Áustria teve o melhor registo desde 2016 e a Eslovénia desde 2015, com a audiência a duplicar e triplicar nesses países, respetivamente.

No Youtube da competição, mais de 7,6 milhões de espectadores acompanharam a Grande Final ao vivo, juntando-se mais 3,2 milhões nas semifinais. Por sua vez, no TikTok, as transmissões foram vistas por 4,8 milhões de espectadores. A camada jovem voltou a destacar-se nos números das audiências, com uma parcela de 53,5% dos jovens entre os 15 e 24 anos a acompanharem o concurso, quatro vezes superar ao registado normalmente (13,8%).

Nas redes sociais, o Festival Eurovisão também bateu todos os recordes anteriores, com 105 milhões de contas alcançadas no TikTok durante as duas semanas eurovisivas e um total de 315 milhões de visualizações, mais 40% do que no ano passado. A hashtag #Eurovision2023 foi utilizada em mais de 4,8 biliões de vídeos durante as duas semanas, com mais de 25 milhões de ações de engagement. No Instagram, o certame alcançou 32 milhões de contas, o triplo que em 2022, com mais de 181 milhões de visualizações nos vídeos da plataforma.

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte, Imagem e Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.