Em 2013, a EBU/UER não revelou a votação na íntegra do júri e do público no Festival Eurovisão, optando pela revelação das médias de classificação de cada país. Uma nova teoria aponta para a desclassificação de vários júris em duas das galas da competição.
O Festival Eurovisão 2013 continua a ser uma das edições mais misteriosas da história moderna do concurso internacional, com a EBU/UER a ter revelado as classificações do júri e do televoto nas três galas através da média de classificação de cada país em vez dos totais de pontos, ficando também por conhecer a votação isolada de cada país. Ainda que nunca tenha sido feito qualquer comunicado oficial, vários rumores apontavam para a desclassificação de um ou mais países na hora da votação.
E tais rumores podem ter sido agora confirmados por uma teoria colocada no Twitter. Da autoria do utilizador dolphin_dane, a teoria analisou os valores resultantes das classificações apresentadas e, através de um modelo matemático, comparou-os com os valores possíveis de obter. Ainda que na primeira semifinal não tenha sido registado nenhuma divergência, a teoria especula que um dos júris da segunda semifinal tenha sido desclassificado na votação, enquanto na Final tenham sido dois júris cujos resultados não foram contabilizados.
THE SPLIT RESULTS OF #Eurovision 2013 ARE MATHEMATICALLY IMPOSSIBLE. Simple mistakes or something deeper? An open letter to the EBU - A thread 🧵
— dolphin_dane (@dolphin_dane) May 31, 2023
De realçar que, ainda antes da polémica com os júris em 2022, que levou à desclassificação e substituição dos votos de seis júris, a EBU/UER já havia registado problemas com júris em mais do que uma ocasião, como em 2015, ano em que Montenegro votou na Grande Final apenas com base no público devido a irregularidades. Tal situação pode ter sido também utilizada em 2013, visto que a teoria aponta para a falta de duas votações do júri na contagem final, com os países em questão terem votado exclusivamente com base na votação do público. No entanto, até ao momento, a EBU/UER não teceu qualquer comentário, sendo bastante improvável que o venha a fazer, dez anos depois da polémica.
A EBU/UER que se preocupe mas é a por nas semifinais o Juri que faz muito falta em todos os aspectos .
ResponderEliminarConcordo plenamente
EliminarEspero que a Ebu volte a por os Juris nas semifinais .
ResponderEliminarBem podem esperar sentados! A mudança está feita, duvido que voltem atrás. Juris só na final...
ResponderEliminarTretas políticas
ResponderEliminar