Depois da escolha de Victor Vernicos para o Festival Eurovisão 2023, a cantora Melissa Mantzoukis avançou com um processo judicial contra a emissora estatal grega ERT garantindo a existência de imprecisões no processo de seleção que, segundo alega, culminaram no seu afastamento do primeiro lugar do processo.
A primeira audiência do processo teve lugar hoje, 6 de março, com a artista a pedir, como medida cautelar, a suspensão imediata de todos os procedimentos relativos à participação da ERT no Festival Eurovisão 2023, além do reconhecimento da sua vitória no processo de seleção e uma indemnização de 160 mil euros por danos morais. Contudo, o tribunal recusou as medidas cautelares pedidas pela artista e adiou a decisão final para uma sessão ordinária em maio, após o Festival Eurovisão.
Deste modo, com a decisão do tribunal em resolver o caso em maio, face aos prazos legais que têm de ser cumpridos, a participação de Victor Vernicos em Liverpool está praticamente confirmada e fora de perigo, sendo esperado que novos detalhes da ERT sejam revelados nos próximos dias.
Recorde, de seguida, as votações do processo de seleção:
Estreante em 1974, a Grécia conta com 42 participações no Festival Eurovisão, tendo sido a vencedora da edição de 2005. Escolhida internamente pela ERT, Amanda Tenfjord representou a Grécia no Festival Eurovisão 2022 com "Die Together". Depois de ter conquistado o terceiro lugar na semifinal, a candidatura grega ficou em 8.º lugar na Grande Final do Festival Eurovisão com 215 pontos, fruto do 6.º lugar no júri (158) e do 12.º no público (57), tendo recebido 4 pontos do júri português.
Sem comentários
Enviar um comentário