Durante a transmissão da segunda gala do Festival di Sanremo 2023, Amadeus, apresentador e diretor artístico da competição, revelou que as galas do Festival Eurovisão 2023 serão transmitidos pelo canal secundário da emissora italiana, o RAI2, depois de terem sido asseguradas pela RAI1 na edição de Turim. No entanto, há que frisar que, entre 2014 e 2021, as semifinais foram transmitidas pelo RAI4, com os valores de audiência muito abaixo do registados pela Grande Final, que continuará a ser transmitida no canal principal.
O trio Gabriele Corsi, Cristiano Malgioglio e Carolina Di Domenico, que comentará os espetáculos da edição deste ano, foi responsável pelos comentadores dos três espetáculos que tiveram lugar em Turim, com Gabriele Corsi e Cristiano Malgioglio a terem comentado a edição de 2021 enquanto Carolina Di Domenico foi a porta-voz do júri italiano nas últimas duas edições. Além disso, Gabriele Corsi e Carolina Di Domenico formaram uma das duplas apresentadoras do Turquoise Carpet do certame deste ano.
Com 46 participações desde 1956, ano de estreia do concurso, Itália é um dos países com melhores resultados no Festival Eurovisão, contando com 3 vitórias e 12 presenças no pódio eurovisivo. Vencedores do Festival di Sanremo 2022 com "Brividi", Mahmood & Blanco representaram Itália no Festival Eurovisão 2022 em Turim. Na Grande Final, a canção italiana ficou em 6.º lugar com 268 pontos, fruto do 7.º lugar no júri (158) e o 8.º no televoto (110), sendo 3 pontos oriundos do televoto português.
Sem comentários
Enviar um comentário