Pela primeira vez desde que o Azerbaijão se estreou no Festival Eurovisão da Canção, a sua canção será produzida no país. O facto é relatado pelo "12 Xal" que, segundo informações recolhidas junto da delegação azeri, todas as canções que concorrem para representar o Azerbaijão em Liverpool foram produzidas localmente, frisando também que todos os compositores envolvidos no processo a terem nacionalidade azeri, com expeção de um tema que conta com um compositor internacional no lote de criadores da canção.
Cinco concorrentes estão atualmente na disputa para competir na Eurovisão 2023:
A próxima etapa da seleção consiste em finalizar as gravações em estúdio e apresentá-las ao vivo pela primeira vez diante de um grupo de especialistas. O grupo selecionará o artista e canção que representará o Azerbaijão no Festival Eurovisão da Canção 2023, em Liverpool.
Estreante em 2008, o Azerbaijão conta com 14 participações consecutivas no Festival Eurovisão, tendo vencido a competição em 2011 e ficado de fora da Grande Final em apenas uma ocasião (2018). Em Turim, o país foi representado por Nadir Rustamli e "Fade To Black", candidatura que alcançou o apurado para a Grande Final sem qualquer pontuação do público, tendo terminado em 16.º lugar com 106 pontos, fruto do 10.º lugar no júri (103) e o 23.º no televoto (3).
Sem comentários
Enviar um comentário