Apresentamos nestes primeiros dias do ano uma série de artigos especiais como balanço do ano de 2022. No ano que terminou, muitas pessoas partiram e todas elas deixaram saudades no mundo eurovisivo. O ESCPORTUGAL registou as partidas de apresentadores, autores, compositores e intérpretes que, na sua carreira, marcaram presença e fazem parte da história do Festival da Canção e Festival Eurovisão. Vamos recordar:
Morreu a cantora Carmela Corren, representante austríaca em 1963
A cantora e atriz israelita Carmela Corren faleceu, em janeiro, aos 83 anos, na Flórida, nos Estados Unidos da América. A artista, que fez sucesso na década de 70 junto do público germânico, representou a Áustria na Eurovisão de 1963.
Faleceu Armando Gama, representante de Portugal no Festival Eurovisão de 1983
O cantor e compositor Armando Gama, vencedor do Festival da Canção de 1983 e representante de Portugal no Festival Eurovisão em Munique, faleceu, em janeiro, aos 67 anos. O artista lutava contra um cancro e estava internado no IPO de Lisboa.
Morreu a alemã Nora Nova, participante na edição de 1964
Morreu, a 9 de fevereiro, a cantora Nora Nova, representante da Alemanha no Festival Eurovisão 1964. A artista búlgara tinha 93 anos e detém o recorde da canção com o título mais longo da história, "Man gewöhnt sich so schnell an das Schöne".
Faleceu Chris Scicluna, representante de Malta na Eurovisão de 1994
O cantor e compositor maltês Chris Scicluna, representante de Malta no Festival Eurovisão de 1994, faleceu, a 18 de fevereiro, aos 62 anos. A notícia foi avançada pela sua esposa, Mora Stafrace, com quem dividiu o palco eurovisivo em Dublin, não tendo sido revelada a causa da morte.
Faleceu Willi Resetarits, mais conhecido por Dr Kurt Ostbahn
O cantor e músico Willi Resetarits, mais conhecido pelo seu alter ego Dr Kurt Ostbahn, faleceu, a 25 de abril, aos 73 anos. O anúncio foi dado pela família junto da imprensa, depois do artista ter sofrido uma aparatosa queda em sua casa aquando do regresso de um concerto na Câmara Municipal de Viena para os refugiados ucranianos na capital aústriaca.
Morreu Dani, cantora que representaria França na Eurovisão de 1974
Faleceu a cantora, atriz e manequim Danièle Graule, conhecida pelo nome artístico de Dani, depois de ser hospitalizada devido a "um mau-estar", acabando por falecer durante a madrugada de 19 de julho. A artista, de 77 anos, teria representado França em 1974, antes da retirada do país devido à morte do presidente Georges Pompidou.
Faleceu Olivia Newton-John, um dos maiores rostos da história da Eurovisão
A artista britânica Olivia Newton-John faleceu, a 8 de agosto, aos 73 anos, depois de uma luta de mais de três décadas contra o cancro. Com mais de 100 milhões de discos vendidos e 4 Grammys, Olivia foi uma das maiores estrelas internacionais a passar pelo Festival Eurovisão: em 1974 representou o Reino Unido com "Long Live Love", terminando em 4.º lugar. Contudo, o sucesso aconteceria com a participação no filme Grease.
Morreu o cantor e comediante finlandês Vesa-Matti Loiri
O cantor, ator e comediante finlandês Vesa-Matti Loiri, mais conhecido pela sua personagem Uuno Turhapuro, faleceu, a 10 de agosto, aos 77 anos. A notícia foi avançada por Pete Eklund, amigo de longa data, confirmando que o artista faleceu num hospital de Helsínquia onde lutava contra um cancro no fígado e no esófago.
Faleceu a cantora alemã Margot Eskens, representante do país em 1966
O cantor e compositor grego Robert Williams faleceu, a 21 de agosto, aos 72 anos, depois de uma longa luta contra um cancro. Em 1977 representou a Grécia na Eurovisão ao lado de Paschalis Arvanitidis, Bessy Argyraki e Marianna Toli com "Mathima Solfege", terminando em 5.º lugar, onde foi o 2.º mais votado por Portugal.
O cantor sueco Claes-Göran Hederström faleceu aos 77 anos, revelou a família do artista, esta manhã, à imprensa sueca, não tendo sido revelada a causa da morte. Vencedor do Melodifestivalen 1968, o cantor representou a Suécia no Festival Eurovisão em Londres onde alcançou o 5.º lugar.
O cantor e guitarrista Riho Sibul, da banda Ultima Thule, faleceu, inesperadamente, a 20 de novembro, em sua casa, aos 64 anos, a poucos dias da revelação do tema com que tentaria representar a Estónia em Liverpool. A banda que encabeçava, Ultima Thule, anunciou a retirada, com os Wiiralt a assumir a interpretação, prometendo homenagear o artista.
Sem comentários
Enviar um comentário