As 20 canções concorrentes do Festival da Canção 2023 já estão disponíveis.
A RTP revelou, esta manhã, as 20 canções concorrentes do Festival da Canção 2023, certame cujas semifinais terão lugar a 25 de fevereiro e 4 de março, com a Grande Final marcada para 11 de março. As canções já ficaram disponíveis no canal oficial do certame no Youtube, com a sua disponibilização nas plataformas digitais aguardada para os próximos dias.
Aceda, de seguida, às canções:
1.ª Semifinal (25 de fevereiro)
"Modo Voo" - April Ivy (April Ivy)
"Encruzilhada" - Churky (Churky)
"Nasci Maria" - Cláudia Pascoal (Cláudia Pascoal)
"Sonhos de Liberdade" - Bolha (Jacinta)
"Ai Coração" - Mimicat (Mimicat)
"Too Much Sauce" - Moyah (Moyah)
"Endless World" - Neon Soho (Neon Soho)
"Sapatos de Cimento" - Esse Povo (Quim Albergaria)
"Viver" - SAL (SAL)
"Contraste Mudo" - You Can't Win Charlie Brown (You Can't Win Charlie Brown)
2.ª Semifinal (5 de março)
"Funâmbula" - Lara Li(André Henriques)
"Bandeiras" - Bandua (Bandua)
"Goodnight" - Bárbara Tinoco (Bárbara Tinoco)
"World Needs Therapy" - Dapunksportif (Dapunksportif)
"A festa" - Edmundo Inácio (Edmundo Inácio)
"Fim do Mundo" - Inês Apenas (Inês Apenas)
"Povo" - Ivandro (Ivandro)
"Enquanto É Tempo" - Teresinha Landeiro (Teresinha Landeiro)
"O Impossível" - The Happy Mess (The Happy Mess)
"Tormento" - Voodoo Marmalade (Voodoo Marmalade)
Estreante em 1964, Portugal conta com 53 participações no Festival Eurovisão, tendo o melhor resultado sido alcançado em 2017, com o triunfo de Salvador Sobral. Em Turim, Maro e "saudade, saudade" alcançaram o apuramento para a Grande Final no quarto lugar, tendo ficado em 9.º lugar com 207 pontos, fruto do 5.º lugar no júri (171) e o 15.º no televoto (36).
Estou triste por ter de dizer isto... Mas quase nenhuma música tem o perfil adequado para a eurovisao.... Aguardo pelo desempenho ao vivo... Mas
ResponderEliminardesta vez não estará fácil um apuramento para a final.
Só achei adequado para a Eurovisão a música do Edmundo, da Teresinha Landeiro e do Bandua, porque podem gerar de uma certa maneira emoção.
EliminarAchei tudo demasiado alternativo....e fraco. Sendo sincero não consegui ouvir a generalidade das musicas ate ao fim. Quero estar enganado mas com este tipo de músicas + não existir juri nas semis da Eurovisão= quase de certeza que vamos ficar pelas semis este ano.
ResponderEliminartodos dizem sempre a mesma coisa todos os anos mas nos últimos dois anos as duas canções passaram para a final por o júri e por o publico...e no ano do Conan com todos a dizer que ele podia ganhar or ser Top 5 ficou for no júri e no publico
Eliminar20:22 No ano passado mal ouvi a Maro sabia que era a melhor escolha e que passaria à final. Este ano, está complicado.
EliminarSinceramente, para a eurovisão....nenhuma! Este ano está muito fraco!
ResponderEliminarA canção da Claúdia precisava apenas de um revamp que acentuasse dinâmicas, de modo a tornar a canção mais memorável. Ainda assim parece-me a única opção que faria sentido enviar.
ResponderEliminarEm geral não há nada entusiasmante no FdC, mas que bom que existem outras finais nacionais para assistir.
A única que faria sentido enviar é a da Mimicat. Diferente e ao vivo ela é muito confiante e profissional, zero falhas a apontar.
EliminarMIMICAT, EDMUNDO ou CLÁUDIA
ResponderEliminarMeu Deus, o pessimismo que anda por aqui. No geral, as músicas são boas. Com um bom staging, o Edmundo, os Bandua, a Mimicat ou a Cláudia podem dar-se bem na Eurovisão.
ResponderEliminarMimicat, a única com potencial para passar à final da Eurovisão, e talvez o Edmundo, dependendo do que faz ao vivo. No geral, esperava mais das canções este ano mas a Mimicat não desiludiu. Notei que quase todos tentaram ir por uma via mais ''fadista e tradicional'', outros que lembram Conan Osiris ou até Fado Bicha, o que fez com que algumas músicas ficassem parecidas a nível de instrumental. Este ano realmente é inferior aos outros, está na altura de abrir mais candidaturas ao público, mas preocupam-me as escolhas. A música do MoYah foi o melhor que conseguiram arranjar nas submissões públicas? Muito estranho e duvidoso. Gostava que Portugal saísse da zona de conforto e do pretensiosismo, elitismo, mas quando temos pessoas a chamar ''básica'' ou ''mais do mesmo'' à única canção pop de uma edição cheia de baladas, enfim...
ResponderEliminarAs suas críticas ao pretensiosismo/elitismo do nosso festival parecem-me bastante justas. Mas também concordo com os que chamam de "básica" à tal canção pop porque de facto é muito fraquinha. Nem mesmo essa canção se atreve a ter um momento explosivo, até a "ponte" fica no ramerrão. O que é uma pena.
Eliminar10:32 Eu também achei fraca para o que a April já fez e a produção parece ao nivel de uma demo, no entanto, considero que há canções muito piores naquele leque de canções e que não levam metade das criticas que ela leva. Mais do que a qualidade da canção, é pena ver tanta gente associar música pop a pimba, a azeite, mais do mesmo, como se fosse hábito termos aquele estilo todos os anos. Se estivesse em inglês acredito que seria diferente para alguns. É preciso habituar o ouvido português a escutar música pop portuguesa, ainda que seja fraquinha, traz um ar fresco ao festival e é de agradecer que tenha escolhido outra via musical.
EliminarAinda não percebi esse amor à canção do Inácio. Soa-me a uma versão insípida dos Fado de Bicha
ResponderEliminar