A primeira de quatro galas do Festivali i Këngës 61, final nacional da Albânia para o Festival Eurovisão 2023, teve lugar ontem, onde foram conhecidas 13 das 26 canções da edição.
A 61.ª edição do Festivali i Këngës, formato que será novamente utilizado como final nacional da Albânia para o Festival Eurovisão, estreia ontem, com a transmissão da primeira de quatro galas. Com lugar no Palácio de Congressos em Tirana e com apresentação de Arbana Osmani, a gala contou com a apresentação de 13 das 26 canções concorrentes.
Genc Saliu, Alma Bektashi, Zhani Ciko, Rita Petro e Elton Deda formaram o júri da competição, ainda que não tenha sido revelado qualquer detalhe da votação e dinâmica da mesma. Contudo, de realçar que, este ano, pela primeira vez, o representante da Albânia no Festival Eurovisão 2023 será escolhido numa votação exclusiva do público.
Recorde, de seguida, as atuações da primeira gala:
1. Enxhi Nasufi - "Burrë"
2. Erma Mici - "Kozmosi i dashurisë"
3. Fabian Basha - "Një gotë"
4. Anduel Kovaçi - "Malli"
5. Fifi (Filloreta Raçi) - "Stop"
6. Urban Band - "Në çdo hap"
7. 2 Farm - "Atomike"
8. Sara Kapo - "Para teje"
9. Rezearta Smaja - "N'Eden"
10. Albina dhe familja Kelmendi - "Duje"
11.Serxhio Hajdini - "Vështirë"
12. Luna Causholli - "Jetën ta fal"
13. Rovena Dilo - "Motit"
Estreante em 2004, a Albânia participou por 19 ocasiões no Festival Eurovisão, tendo disputado a Grande Final em 10 edições, com o melhor resultado a remontar a 2012 quando o país foi representado por Rona Nishliu e o tema Suus, terminando em 5.º lugar. Depois de três apuramentos consecutivos, Ronela Hajati representou a Albânia com "Sekret" em Turim, tendo terminado em 12.º lugar na semifinal com 58 pontos, fruto do 14.º lugar no júri (12) e o 9.º no televoto (46), não tendo recebido nenhum ponto de Portugal.
Sem comentários
Enviar um comentário