A Grande Final do Festivali i Këngës 61 teve lugar hoje. Aceda aos resultados da competição que foi também utilizada para selecionar os representantes da Albânia em Liverpool.
Após três galas, a 61.ª edição do Festivali i Këngës, formato que será novamente utilizado como final nacional da Albânia para o Festival Eurovisão, chegou, esta noite, ao fim, com 21 candidatos em competição. O evento teve lugar no Palácio de Congressos em Tirana e teve apresentação de Arbana Osmani, sendo que a votação esteve a cargo de um júri formado por Genc Saliu, Alma Bektashi, Zhani Ciko, Rita Petro e Elton Deda. Elsa Lila venceu a competição com "Evita", com Albina dhe familja Kelmendi e 2Farm a completarem o pódio.
[AT] Albina dhe familja Kelmendi e "Duja" venceram a votação do público, totalmente independente da votação do Festivali i Këngës 61, e conquistaram o direito de representar a Albânia no Festival Eurovisão 2023.
Aceda, de seguida, aos resultados da competição:
Urban Band - "Në çdo hap"
2 Farm - "Atomike" - 3.º lugar
Rezearta Smaja - "N'Eden"
Albina dhe familja Kelmendi - "Duje" - 2.º lugar
Serxhio Hajdini - "Vështirë"
Rovena Dilo - "Motit"
Gjergj Kaçinari - "Dje"
Franc Koruni - "Në pritje"
Petrit Çarkaxhiu - "Emri yt mirësi"
Elsa Lila - "Evita" - 1.º lugar
Genti Hoxha - "Ajër"
Evi Reçi - "Ma Kthe"
Manjola Nallbani - "Dua"
LYNX - "Nëse ke besim"
Alban Kondi & Lorela Karoshi - "Melodi"
Vanesa Sono - "Aroma jonë"
Estreante em 2004, a Albânia participou por 19 ocasiões no Festival Eurovisão, tendo disputado a Grande Final em 10 edições, com o melhor resultado a remontar a 2012 quando o país foi representado por Rona Nishliu e o tema Suus, terminando em 5.º lugar. Depois de três apuramentos consecutivos, Ronela Hajati representou a Albânia com "Sekret" em Turim, tendo terminado em 12.º lugar na semifinal com 58 pontos, fruto do 14.º lugar no júri (12) e o 9.º no televoto (46), não tendo recebido nenhum ponto de Portugal.
Sem comentários
Enviar um comentário