Conhecida a lista de compositores do Festival da Canção 2023, apresentamos uma curta biografia dos nomes que estão a trabalhar na seleção de Portugal para o Festival Eurovisão 2023.
Depois de revelada a lista de compositores do Festival da Canção 2023, o ESCPORTUGAL traz até si uma série de artigos com uma curta biografia dos escolhidos para o concurso que selecionará os representantes de Portugal no Festival Eurovisão 2023. Neste primeiro artigo, conheça oito dos compositores selecionados pela RTP para o concurso: André Henriques, April Ivy, BANDUA, Bárbara Tinoco, Churky, Cláudia Pascoal, DAPUNKSPORTIF e Ivandro.
André Henriques
Vocalista e guitarrista dos Linda Martini, banda da qual foi um dos fundadores em 2003, André Henriques tem-se destacado, nos últimos anos, pela escrita de canções onde alia a música pop ao fado e a canção portuguesa. Em 2020 apresentou o seu disco de estreia a solo, "Cajarana", que se junta aos seis lançados com a banda, o último deles em 2022, "Errôr".
April Ivy
Com a carreira artística a iniciar aos 10 anos, onde dobrou Molly no filme Toy Story 3, April Ivy deu-se a conhecer ao público aos 16 anos, com o primeiro single "Be Ok". Em 2016, a artista é agenciada pela Universal Music France, ano em que é nomeada para Melhor Artista Português no MTV EMA 2016. Em 2019 lança o seu álbum de estreia, "game.of.love".
BANDUA
Formada por Bernardo D'Addario (aka Tempura) e Edgar Valente, a banda Bandua lançou, em 2022, o seu álbum de estreia homónimo, depois do primeiro single, "Macelada", ter sido revelado no ano anterior. Contudo, o projeto foi concebido no início de 2018 por Addario com o objetivo de criar algo baseado na sonoridade electrónica do downtempo berlinense, mas com as raízes do folclore português, com a Beira Baixa, região onde têm raízes, a ser um dos principais focos de inspiração da formação.
Bárbara Tinoco
Ainda que tenha começado a tocar em criança, a entrada de Bárbara Tinoco no mundo da música acontece numa masterclass de João Gil para a Antena 1. Em 2018 entra no The Voice Portugal onde, apesar de não passar das Provas Cegas, apresenta "Antes Dela Dizer Que Sim", tema que se tornou num êxito viral, sendo o seu primeiro single. Em 2020 entra no Festival da Canção com "Passe Partout", tema de Tiago Nacarato, terminando em 2.º lugar com a pontuação máxima do público. No ano seguinte lança "Bárbara", o seu álbum de estreia, após o lançamento de "Desalinhos", um EP com diversas colaborações.
Churky
Cantor, compositor e instrumentista, Diogo Rico, mais conhecido pelo nome artístico Churky, começou a cantar aos 5 anos, formando a sua primeira banda aos 13 anos, dois anos antes de iniciar as suas composições. Venceu o EDP Live Bands e, em 2015, é um dos compositores do Festival da Canção com "Mal Menor (Ninguém Me Leva À Razão)", tema que alcança um lugar na Final da competição na voz de José Freitas. Em 2019 edita o álbum de estreia, "É", seguindo-se o EP "Mossas" em 2021. O ano de 2022 fica marcado pelo novo álbum "Mariposa", tema escrito e produzido totalmente pelo próprio.
Cláudia Pascoal
A carreira musical de Cláudia Pascoal começou em 2010, ano em que participa, pela primeira vez, no formato Ídolos, seguindo-se também uma experiência no Factor X Portugal e nos castings para apresentadora do Curto Circuito, antes de regressar ao formato da SIC. Contudo, a artista dá-se a conhecer ao público em geral no The Voice Portugal em 2017, onde alcança as semifinais. No ano seguinte é convidada por Isaura e vence o Festival da Canção com "O Jardim", tema com que ficou em último lugar na Grande Final do Festival Eurovisão em Lisboa. "Ter e Não Ter", lançado em 2019, é o seu primeiro single, seguindo-se o lançamento do álbum "!" em 2020.
DAPUNKSPORTIF
As origens dos DAPUNKSPORTIF remontam a 2004, com o projeto a iniciar com o duo e núcleo criativo João Guincho e Paulo Franco ao lado do produtor Marco Jung, em Peniche. Com várias influências musicais, a banda dá-se a conhecer com "Overdrive", a sua maqueta de apresentação, tendo aberto espetáculos dos Xutos & Pontapés. Em 2006 é lançado "Ready!Set!Go!", o álbum de estreia, seguindo-se "Electro Tube Riot" em 2008. "Old, New, Fast’n’Slow", lançado em 2022, é o seu quinto álbum de originais, um disco sobre o confronto diário com o mundo à nossa volta e com todas as suas dicotomias.
Ivandro
Joaquim Paulo, conhecido pelo nome artístico Ivandro, nasceu em Benguela (Angola) e iniciou a sua carreira musical aos 17 anos, altura em que participa no Ídolos, dois anos antes de entrar no Got Talent, programa onde se dá a conhecer ao público. Com 23 anos e agenciado pela Sony Music, Ivandro é um dos artistas dos PALOP mais conhecidos da atualidade, com vários éxitos e colaborações na sua carreira.
Este e outros artigos também no nosso Facebook, Twitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: ESCPORTUGAL/ Vídeo: Youtube
Sem comentários
Enviar um comentário