A Final do Eesti Laul 2023, certame que selecionará os representantes da Estónia no Festival Eurovisão 2023, decorrerá no Tondiraba Ice Hall, em Tallinn. As semifinais decorrerão no Viimsi Artium, em Viimsi.
Depois da revelação da lista de concorrentes do certame, a emissora estatal da Estónia (ERR) anunciou, esta tarde, os locais que receberão as galas do Eesti Laul 2023, certame onde serão selecionados os responsáveis pela participação da Estónia no Festival Eurovisão 2023. As semifinais, agendadas para 12 e 14 de janeiro, decorrerão no Viimsi Artium, em Viimsi, arena que alberga várias escolas de arte, sendo a primeira vez que as eliminatórias são realizadas fora de Tallinn.
Por sua vez, a Grande Final, agendada para 11 de fevereiro, decorrerá no Tondiraba Ice Hall, em Talinn. A arena, construída em 2014 e com capacidade para cerca de 7 mil espectadores, recebeu vários campeonatos internacionais, como o Campeonato Mundial Júnior de Curling de 2015 e o Campeonato Europeu de Patinação Artística de 2022. Esta é a primeira vez desde 2016 que a Final não decorrerá no Saku Suurhall, sede do Festival Eurovisão 2002.
Aceda, de seguida, aos candidatos anunciados:
Sissi – "Lighthouse"
Wiiralt & Ultima Thule – "Salalik"
Carlos Ukareda – "Whiskey Won’t Forget"
Alika – "Bridges"
JANEK – "House of Glass"
Ellip – "Pretty Girl"
Kaw – "Valik"
Andreas – "Why Do You Love Me"
Meelik- "Tuju"
Elysa – "Bad Philosophy"
m els – "So Good At What You Do"
Robin Juhkental – "Kurbuse matused"
Neon Letters & Maiko – "Tokimeki"
Bedwetters – "Monsters"
Anett x Fredi – "You Need to Move On"
OLLIE – "Venom"
Linalakk & Bonzo – "Aeg"
MERLYN – "Unicorn Vibes"
MIA – "Üks samm korraga"
Inger – "Awaiting You"
De realçar que a competição do próximo ano consistirá em 3 espetáculos ao vivo (2 semifinais e 1 Grande Final), abdicando da realização de eliminatórias como aconteceu na anterior edição. 20 canções disputarão as duas semifinais, agendadas para 12 e 14 de janeiro, sendo que as 6 canções mais votadas em cada gala (5 pelo júri e televoto e 1 pelo televoto) conquistarão uma vaga na Final agendada para 11 de fevereiro, data em que serão escolhidos os representantes da Estónia no Festival Eurovisão 2023.
Estreante em 1994, a Estónia conta com 27 participações no Festival Eurovisão, com destaque para a vitória de 2001, tendo marcado presença na Grande Final em 17 ocasiões. Em 2022, o país foi representado por Stefan e "Hope" que, depois do 5.º lugar na semifinal, alcançaram o 13.º lugar na Grande Final com 141 pontos, fruto do 15.º lugar no júri (43) e o 10.º no televoto (98), não tendo recebido nenhum ponto de Portugal.
Sem comentários
Enviar um comentário