Depois da polémica em torno de Andrea em Turim, onde existiu a possibilidade do país retirar-se da competição devido a um incidente com a bandeira nacional na Turquoise Carpet, a Macedónia do Norte está fora do Festival Eurovisão 2023. O anúncio oficial foi feito esta tarde pela MRT nas redes sociais, baseando a sua retirada na "crise económica e energética" bem como "nos altos custos de participação", garantindo que a participação nos próximos anos será posteriormente discutida.
Marjan Cvetkovski, diretor da MRT, declarou que a decisão da não participação foi tomada há vários dias, confirmando os rumores existentes aquando da apresentação da grelha televisiva que não incluiu o Festival Eurovisão: "Não pagámos a taxa de inscrição. O maior problema é a eletricidade e os altos custos das viagens e das estadias no Reino Unido. Todos os custos foram reduzidos e aqueles que teriam de ser pagos pela participação serão direcionados para pagar a eletricidade" frisou, realçando que "será a primeira vez que ficaremos de fora por conta própria".
A Macedónia do Norte estreou-se no Festival Eurovisão em 1998, contando com 21 participações no concurso, tendo 9 presenças na Grande Final e o 7.º lugar de Tamara Todevska como melhor resultado. Em Turim, o país fez-se representar por Andrea e "Circles", tendo alcançado o 11.º lugar na semifinal 2 com 76 pontos, fruto do 10.º lugar no júri (56) e o 16.º no televoto (20), ficando fora da Grande Final por 20 pontos.
Sem comentários
Enviar um comentário