Ainda que não tenha ido além do 20.º lugar na Grande Final em Turim, o sucesso de "Snap", canção da Arménia no Festival Eurovisão 2022, continua com toda a força nas plataformas digitais, com o tema a tornar-se num dos mais ouvidos da história eurovisiva nas diversas plataformas. Em destaque em vários países e com mais de 2 milhões de streams diários, a canção de Rosa Linn começa a quebrar algumas barreiras políticas: depois de ser a primeira canção arménia a entrar no top do Azerbaijão, ao entrar no 92.º lugar na Apple Music, "Snap" lidera agora o iTunes no Azerbaijão.
Com uma história comum, os dois países vizinhos estão em conflito há várias décadas e nem mesmo o palco do Festival Eurovisão tem escapado à disputa entre ambos: além dos sucessivos boicotes ao longo dos anos, em 2009, o Azerbaijão interrogou as 43 pessoas que votaram na Arménia, enquanto a Arménia pontuou pela primeira (e única) vez a canção do país vizinho com 1 ponto. Anos depois, a Arménia retirou-se do Festival Eurovisão organizado em Baku, alegando falta de segurança para a comitiva.
Escolhida internamente pela AMPTV, a cantora Rosa Linn representou a Arménia no Festival Eurovisão 2022 com "SNAP": após o quinto lugar na semifinal, a candidatura ficou em 20.º lugar na Grande Final com 61 pontos, fruto do 16.º lugar no júri (40) e do 17.º no televoto (21), tendo recebido 1 ponto do júri português.
Não esquecer que Iveta em 2016 mostrou a bandeira Nagorno-Karabakh .
ResponderEliminar