A emissora estatal do Azerbaijão reconfirmou a intenção de participar no Festival Eurovisão Júnior 2022: "Ainda não há decisão sobre o assunto" referiu a Ictimai.
Depois de Eldar Rasulov, membro da delegação do Azerbaijão no Festival Eurovisão Júnior 2021, ter referido que o país tenciona participar na próxima edição do concurso, que terá lugar na Arménia, a Ictimai referiu que ainda não tomou nenhuma decisão sobre a participação no certame infanto-juvenil. "Ainda não há decisão sobre o assunto, então é impossível dizer se o Azerbaijão participará na Eurovisão Júnior que será realizado na Arménia em dezembro" pode ler-se na nota emitida pelo Departamento de Relações Públicas da Ictimai e difundida pela imprensa local.
A Arménia e o Azerbaijão têm, ao longo dos anos, extrapolado os seus conflitos geopolíticos para o palco do Festival Eurovisão e do Festival Eurovisão Júnior. Em 2020, a Arménia retirou-se da competição devido aos conflitos armados entre os dois países sendo que, em 2021, o Azerbaijão boicotou a participação da Arménia no concurso, o que levou a EBU/UER a pedir justificações à Ictimai TV sobre o incidente. Contudo, depois da escalada de tensão do conflito em 2020, aumentam os indícios sobre uma possível reaproximação dos dois países, com Ilham Aliyev, presidente do Azerbaijão, a admitir a assinatura de um tratado de paz em breve, o que poderá colocar um ponto final em desavenças de várias décadas.
Estreante em 2012, o Azerbaijão apenas participou em 4 edições do Festival Eurovisão Júnior: 2012, 2013, 2018 e 2021. Em Paris, o país fez-se representar por Sona Azizova e "One Of Those Days", tema que contou com co-composição do português Francisco Faria, alcançando a melhor classificação do Azerbaijão ao terminar em 5.º lugar com 151 pontos, tendo sido a segunda canção mais votada do júri de Portugal.
Sem comentários
Enviar um comentário