Depois de alcançar o décimo oitavo lugar no Festival Eurovisão Júnior 2021, a emissora da Irlanda TG4 tornou-se uma das primeiras estações a confirmar a participação no certame em 2022, confirmando também a utilização do Junior Eurovision Éire 2022 como final nacional para a escolha do seu representante. Tal como no ano passado, o certame será apresentado por Louise Cantillon, contando com a co-apresentação de Darragh Ó Caoimh.
Como nas edições anteriores, o Junior Eurovision Éire 2022 contará com um júri de dois elementos fixos - Niamh Ní Chróinín, apresentador da programação juvenil da TG4 Cúla4, e Chris Greene, apresentador da RTÉ 2fm - ao lado de um jurado rotativo nas eliminatórias e semifinais, sendo que essa vaga será ocupada por um antigo representante do país no Festival Eurovisão: Niamh Kavanagh (1993/2010), Linda Martin (1983/1992), Paul Harrington (1994), Brooke (2002), Brian Kennedy (2016) e Ryan O'Shaughnessy (2018) são os artistas confirmados.
No entanto, a grande mudança na edição deste ano está relacionada com a votação na Grande Final, visto que, pela primeira vez, o público será o responsável pela decisão do vencedor do Junior Eurovision Éire e, consequentemente, do representante irlandês no Festival Eurovisão Júnior, com a votação a abrir após a semifinal. Como nos anos anteriores, o tema que o vencedor defenderá em Yerevan será selecionada internamente.
Estreante em 2015, a Irlanda participou em seis edições do Festival Eurovisão Júnior, tendo como melhor resultado o 10.º lugar alcançado em 2016. Em Paris, o país foi representado por Maiú Levi Lawlor e "Saor (Disappear)", terminando em 18.º (e penúltimo) lugar com 44 pontos, nenhum deles oriundo do júri português.
Sem comentários
Enviar um comentário