A Letónia é o décimo nono país a confirmar oficialmente a sua participação no Festival Eurovisão 2023.
A emissora estatal letã LTV confirmou, esta noite, a participação do país no Festival Eurovisão 2023, tornando-se no décimo nono país a oficializar a presença no concurso internacional do próximo ano, que será sediado no Reino Unido. Contudo, apesar da confirmação, a emissora da Letónia não confirmou qual o método de seleção, ainda que seja espetável o recurso ao Supernova, final nacional usada pelo país entre 2015 e 2020 e em 2022.
Ainda sem data, o Festival Eurovisão 2023, que será sediado no Reino Unido, conta com 19 países provisoriamente confirmados na edição: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Israel, Itália, Letónia, Lituânia, Noruega, Países Baixos, São Marino, Suécia, Suíça, Reino Unido e Ucrânia. Por outro lado, Andorra, Eslováquia e Luxemburgo já confirmaram que não participarão no concurso internacional do próximo ano, enquanto a Bielorrússia e Rússia também ficarão de fora devido à suspensão imposta pela EBU/UER.
Estreante em 2000, a Letónia participou em 22 edições do Festival Eurovisão, conquistando duas presenças no pódio da competição: ficou em terceiro lugar na estreia e venceu em 2002, ano em que participou apenas devido à desistência de Portugal. Em Turim, o país foi representado pelos Citi Zeni e "Eat Your Salad", terminando em 14.º lugar na semifinal com 55 pontos, fruto do 11.º lugar no júri (39) e o 15.º no televoto (16), tendo sido a favorita do júri português.
Sem comentários
Enviar um comentário