A emissora estatal da Geórgia confirmou a participação no Festival Eurovisão 2023, revelando que será representada pelo vencedor do The Voice Georgia no concurso internacional.
A emissora estatal da Geórgia confirmou, esta tarde, a sua participação no Festival Eurovisão 2023, evento que terá lugar no Reino Unido em maio, tornando-se no 20.º país oficialmente confirmado na edição. Além da confirmação, a GPB revelou também que selecionará o seu representante através do The Voice Georgia, talent show cujas inscrições abriram hoje e que decorrem até 20 de setembro.
Esta será a primeira vez que a Geórgia aposta no The Voice como final nacional para o Festival Eurovisão, com o formato a chegar à sua quinta temporada no país, tendo usado o Idols como método de seleção para 2020, último ano em que apostou numa final nacional. Até ao momento, a GPB não revelou qualquer detalhe sobre o processo de seleção da canção.
Estreante em 2007, a Geórgia participou em 14 edições do Festival Eurovisão, tendo apenas falhado a edição de 2009 visto ter retirado a sua candidatura depois da mesma ter sido recusada pela EBU/UER. O 9.º lugar alcançado em 2010 e 2011 por Sopho Nizharadze e Eldrine, respetivamente, é o melhor resultado do país. Em Turim, o país foi representado pelos Circus Mircus e o tema "Lock Me In", candidatura que não foi além do 18.º (e último) lugar na semifinal com apenas 22 pontos, fruto do 15.º lugar no júri (13) e o 17.º no televoto (9).
Sem comentários
Enviar um comentário